
Na Porsche, o legado é mais do que uma herança, é uma responsabilidade vivida com propósito. Em 2025, no ano em que Ferdinand Alexander Porsche completaria 90 anos, a marca decidiu prestar-lhe homenagem com um automóvel que condensa o seu espírito criativo, a sua exigência estética e a sua obsessão pela funcionalidade e excelência mecânica: nasce assim o 911 GT3 90 F.A. Porsche.
Limitado a apenas 90 unidades para o mundo inteiro, este 911 é baseado no GT3 com Touring Package, a variante mais sóbria, mas não menos radical, do icónico desportivo de motor boxer atmosférico. Os seus 510 cavalos de potência são entregues com precisão cirúrgica, mas este modelo vai muito além das prestações.

Cada exemplar foi desenhado pelo programa Sonderwunsch, em colaboração com Mark Porsche, filho de F.A., que participou ativamente na conceção dos detalhes. A pintura exclusiva F.A. Greenmetallic evoca o tom Oakgreenmetallic do 911 que Ferdinand Alexander conduzia nos anos 80, enquanto o interior reveste-se de memórias pessoais: o tecido F.A. Grid-Weave, aplicado nos bancos, porta-luvas e bagageira, foi inspirado nos casacos favoritos do designer, entrelaçando cinco tons que transmitem calor, nostalgia e sofisticação.
Outros pormenores distinguem esta edição: jantes Sport Classic com centros a evocar o escudo de 1963, detalhes em madeira de Nogueira e placas gravadas com a assinatura de F.A. Porsche. Cada automóvel é entregue com um Chronograph 1 exclusivo, baseado no primeiro relógio de pulso em preto do mundo, também ele desenhado por F.A., e com uma mala de viagem forrada nos mesmos materiais do habitáculo.
Até o lendário trenó Porsche Junior, um brinquedo de infância da família, regressa em edição limitada, feito em fibra de carbono e com o mesmo padrão de tecido no assento. Um toque poético que mostra como esta edição não foi apenas pensada, foi sentida.
O 911 GT3 90 F.A. Porsche estará disponível para encomenda em abril de 2026, com preço em Portugal a partir de 427.965 euros. Muito mais do que um automóvel, esta criação representa uma ponte entre o passado e o futuro, entre o engenho e a emoção. Um tributo sobre rodas ao homem que desenhou o 911 original e que continua, mesmo após a sua partida, a moldar o que significa ser um Porsche.
Artigo por Rui Reis


