Uma equipa de investigadores da Universidade de Southern revelou que as pastilhas elásticas sem açúcar são mais do que uma simples guloseima.
Um estudo recente, realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Southern (Califórnia, Estados Unidos da América), trouxe à luz descobertas surpreendentes sobre o consumo de pastilhas elásticas sem açúcar e os seus potenciais benefícios para a saúde.
Publicado na renomada revista científica Journal of the American Nutrition Association, o respetivo estudo analisou os efeitos do hábito de mastigar pastilhas elásticas sem açúcar e revelou resultados que podem revolucionar a forma como encaramos este ato aparentemente banal.
Segundo a Science Alert, os investigadores da Universidade de Southern descobriram que mastigar pastilhas elásticas pode ter uma série de impactos positivos na saúde humana, abrangendo desde a saúde oral até à perda de peso e à redução do stress.
Uma das descobertas mais notáveis foi o efeito positivo na saúde oral. O estudo realça que mastigar pastilhas elásticas sem açúcar ajuda a reduzir significativamente a placa bacteriana e o risco de cáries e que este hábito pode desempenhar um papel crucial na prevenção de problemas dentários, especialmente quando não se escova os dentes após as refeições.
Para além disso, os investigadores observaram uma associação entre o hábito de mastigar pastilhas e a perda de peso, com os participantes no estudo, que adotaram este ato, a mostrarem uma tendência a consumir menos calorias ao longo do dia, possivelmente devido à sensação de saciedade.
Este mesmo estudo também identificou uma ligação entre o hábito de mastigar pastilhas elásticas sem açúcar e a redução do stress. Os participantes, que adotaram este ato de forma regular, passaram a ter níveis mais baixos de stress, sugerindo desta forma que este simples ato pode ter impactos positivos no bem-estar mental e emocional.
Estas descobertas dos investigadores da Universidade de Southern e publicadas no Journal of the American Nutrition Association desafiam vários conceitos pré-existentes sobre as pastilhas elásticas sem açúcar e destacam todo o seu potencial não apenas como uma simples guloseima, mas também como um aliado surpreendente para a saúde do ser humano.