O Dacia Spring, o ainda detentor do título de automóvel elétrico mais barato à venda em Portugal, acaba de receber uma nova geração. Mais atraente do que nunca, com um design totalmente renovado e mais robusto, mas, ainda assim, muito prático, com um espaço de arrumação interior excecional para o seu segmento; mais versátil do que nunca, com um motor de 65 cv mais acessível, mas, ainda assim, muito eficiente graças a um peso cuidadosamente gerido, continuando a ser o modelo totalmente elétrico mais acessível do mercado.
Interior reinventado
O novo Spring apresenta agora, em todas as versões, um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas e um grande ecrã central multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama. O grafismo do painel de instrumentos digital personalizável foi concebido para ser simples e intuitivo. O Spring inclui ainda o inovador suporte de acessórios YouClip, com design específico da Dacia. Por fim, o nível de equipamento Extreme inclui tapetes de borracha robustos e soleiras das portas com o design exclusivo com as já conhecidas “linhas topográficas”.
O Spring oferece o melhor volume de arrumação da categoria. Com 308 litros (+6% em relação ao modelo anterior) – e 1.004 litros com os bancos traseiros rebatidos – a bagageira está ao nível dos modelos do segmento B. Além disso, a arrumação adicional (porta-luvas duplo, compartimentos das portas, etc.) com um volume total de quase 33 litros, é também superior aos padrões do segmento.
Agilidade urbana é trunfo
Compacto (3,70 m de comprimento) e com um dos melhores raios de viragem do segmento (4,80 m de parede a parede), o Spring é excepcionalmente ágil, o que o torna particularmente fácil de conduzir em ambiente urbano. O novo Spring alarga o leque de possibilidades ao oferecer o seu motor mais potente – com 65 cv/48 kW – numa gama mais vasta. Agora mais acessível porque está presente na nova versão média de gama Expression, bem como na versão Extreme. Possui uma aceleração muito dinâmica, atingindo os 0-100 km/h em menos de 14 segundos.
Mais acessível e ainda mais adaptado à utilização urbana do que nunca, o Spring está também dotado com o motor de 45 cv na versão Essential (0-100 km/h em menos de 20 segundos).
Com um peso de apenas 984 kg na versão topo de gama Extreme, é o único automóvel totalmente elétrico na Europa a pesar menos de uma tonelada.
A bateria de 26,8 kWh também é compacta e oferece uma autonomia de mais de 220 km para todas as versões (a aguardar certificação), o seu desempenho é sobejamente suficiente para os clientes que percorrem uma média de 37 km por dia (de acordo com os dados recolhidos pelos computadores a bordo).
O Dacia Spring está equipado, de série, com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos.
Gama abrangente
No lançamento do novo Spring, a Dacia propõe uma gama alargada. O motor de 65 cv/48 kW está disponível nas versões Expression e Extreme do Spring, enquanto o motor de 45 cv/33 kW está disponível na versão de entrada Essential.
Equipamento de série dos respetivos níveis:
Spring Essential: painel de instrumentos digital de 7 polegadas, volante de 3 raios ajustável em altura, direção assistida, sistema Media Control com porta USB, limitador de velocidade, regulador de velocidade, comandos de rádio no volante, fecho centralizado com controlo remoto, vidros dianteiros elétricos, sensores de estacionamento traseiros, tomada de 12V.
Spring Expression: O mesmo que o Essential + ar condicionado manual, jantes de 15 polegadas (motor de 65 cv).
Spring Extreme: Igual ao Expression + acabamentos interiores/exteriores em cobre, espelhos retrovisores e vidros traseiros elétricos, sistema multimédia Media Nav Live com ecrã central de 10 polegadas, 2 portas USB e conetividade sem fios com o Apple CarPlayTM e o Android AutoTM, carregador bidirecional.
Artigo por Rui Reis