A Porsche está a expandir a gama do Panamera com as variantes 4 E-Hybrid e 4S E-Hybrid. Os dois novos modelos da casa de Zuffenhausen já estão disponíveis para encomenda e, em Portugal, os preços do Panamera 4 E-Hybrid começam nos 133.019 euros e os do Panamera 4 E-Hybrid Executive (versão com uma carroçaria mais longa) nos 144.757 euros. No que diz respeito ao Panamera 4S E-Hybrid, o preço arranca nos 148.796 euros. As entregas na Europa têm início no segundo trimestre de 2024.
Motorizações híbridas otimizadas
De forma a produzir uma aceleração potente, a Porsche combinou um novo sistema e-hybrid com um renovado motor V6 de 2,9 litros biturbo a gasolina (224 kW/304 CV). A potência combinada chega aos 346 kW (470 CV) de potência e um binário máximo de 650 Nm, o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 280 km/h. A autonomia elétrica do Panamera 4 E-Hybrid aumenta para até 96 quilómetros em ciclo WLTP (autonomia em urbano).
Já no caso do Panamera 4S E-Hybrid há um maior foco na dinâmica de condução, bem como uma entrega sustentada de potência numa gama superior de rotações. O motor seis cilindros de 2,9 litros biturbo debita 260 kW (353 CV). A potência combinada é de 400 kW (544 CV) e 750 Nm de binário. Com estes valores, o Panamera 4S E-Hybrid acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 290 km/h.
Em comparação com a geração anterior, todos os modelos Panamera E-Hybrid oferecem um incremento da autonomia elétrica, carregamentos mais rápidos, uma melhor resposta ao acelerador e melhor performance de condução em praticamente todos os capítulos. Com 25,9 kWh (capacidade bruta), a nova bateria oferece cerca de 45% mais capacidade num espaço semelhante. Em simultâneo, o novo carregador de 11 kW (AC) reduz o tempo de carregamento para 2 horas e 39 minutos. Com 140 kW (190 CV) e 450 Nm de binário, o motor elétrico oferece um incremento significativo de potência face ao antecessor. Este encontra-se integrado na transmissão de forma eficiente e otimizada em termos de peso, bem como na circulação de arrefecimento do óleo da transmissão PDK.
Nova suspensão ativa
A Porsche equipa todas as variantes do novo Panamera de série com suspensão pneumática adaptativa incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM) com amortecedores de duas válvulas. A inovadora suspensão ativa Porsche Active Ride também está disponível para os modelos E-Hybrid. Combina a capacidade de oferecer uma tração e uma performance em curva otimizados com um elevado grau de conforto. Cada amortecedor individual – equipado com a tecnologia de duas válvulas – tem uma bomba hidráulica operada de forma elétrica, que é alimentada pelo sistema de 400 volts e que pode ser usada para aumentar ativamente as forças nas fases de compressão e de expansão.
Artigo por Rui Reis