Depois de 2015, esta é a segunda vez que o fotógrafo e videógrafo português Nuno Sá vence uma categoria deste renomado concurso de fotografia.
O fotógrafo e videógrafo português Nuno Sá venceu a categoria ‘Save Our Seas Foundation – Marine Conservation Photographer of the Year’ do Underwater Photographer of the Year – renomado concurso de fotografia subaquática – , com uma imagem comovente capturada na praia da Fonte da Telha, na Costa da Caparica.
A fotografia premiada foi captada no mês de abril de 2022 e retrata um cachalote encalhado, com 12 metros de comprimento, e os esforços de cerca de trinta banhistas para resgatar o respetivo animal, empurrando-o de volta ao mar. Munido de um drone, o fotógrafo e videógrafo português conseguiu documentar esta tentativa heróica e comovente de salvamento, ao registar não apenas a tragédia, mas também o espírito de solidariedade e empatia humana.
“Foi um misto de emoções ver um animal que estou tão acostumado a filmar, em diversas partes do nosso planeta em alto mar, ferido e moribundo a lutar para se manter à superfície. Mas foi também inspirador ver tantas pessoas a arriscar as suas vidas para tentar salvá-lo”, relata Nuno Sá, que revelou ainda que um dos banhistas era a sua própria filha de apenas 10 anos de idade.
Esta não é a primeira vez que o talentoso fotógrafo e videógrafo português é reconhecido neste prestigiado concurso de fotografia subaquática, tendo também vencido no ano de 2015, o que demonstra e reafirma o seu talento fotográfico, o seu compromisso com a conservação marinha e a sua capacidade de contar histórias profundamente emotivas através das suas imagens subaquáticas.
Créditos de Imagem: Nuno Sá