Depois do enorme sucesso do ano passado – cerca de cinco mil festivaleiros –, o Rock no Rio Febras já está a preparar a edição deste ano.
O Rock no Rio Febras está de volta para a sua terceira edição e promete novamente muita música, solidariedade e sentido de humor. O festival está marcado para o dia 27 de julho e será realizado em Briteiros São Salvador (concelho de Guimarães), tal como nos dois anos anteriores, mantendo ainda o seu compromisso solidário com todas as suas receitas a serem revertidas integralmente para a Casa do Povo de Briteiros.
Uma das grandes novidades da edição deste ano é a participação da aclamada banda britânica The Subways, que fará a sua estreia em Portugal com um concerto exclusivo no Rock no Rio Febras. “Depois de árduas negociações, (e de conseguirmos encontrar alguém que fale inglês), temos o enorme prazer de anunciar que os ‘The Subways’ associaram-se à causa e vão atuar pela primeira vez em Portugal, em concerto exclusivo no Febras!”, anunciou a organização do festival num comunicado.
Com um histórico de performances em vários programas de televisão, como ‘Late Show with David Letterman’ e ‘Late Night with Conan O’Brien’, e festivais de prestígio, como Glastonbury, Rock im Park, Rock Am Ring, Southside e Lollapalooza, os The Subways já partilharam palco com outras bandas icónicas, como são os casos de AC/DC, Foo Fighters ou Oasis, e agora chegou a vez de trazerem a sua energia contagiante para Portugal num concerto que promete elevar ainda mais o nível deste festival, que no ano passado realizou uma votação online para escolher um novo nome na sequência da polémica com o Rock in Rio Lisboa.
Para além desta confirmação, a organização do Rock no Rio Febras reforça o compromisso com a segurança do público, mantendo a entrada gratuita, mas sujeita à obtenção de um passe de acesso “para efeitos de segurança”. Também o recinto do festival foi “melhorado e alargado”, de forma a melhorar o conforto de todos os festivaleiros.
Outra das novidades para esta edição é a inclusão de opções vegan no menu da restauração, que passarão a fazer parte do cardápio ao lado das “imprescindíveis febras”, demonstrando assim mais uma vez o compromisso com a diversidade gastronómica e a sustentabilidade – os copos vão continuar a ser reutilizáveis.
Em 2023, o Rock no Rio Febras atraiu cerca de cinco mil festivaleiros e a organização do festival espera superar esse número na edição deste ano, oferecendo uma experiência memorável, repleta de boa música – “local e não só” –, diversão e solidariedade nas “margens do grande Rio Febras”.