Os burlões estão a utilizar técnicas sofisticadas para simular a identidade (spoofing) do Banco de Portugal e dos seus trabalhadores.
O Banco de Portugal (BdP) lançou um alerta devido a uma recente série de fraudes telefónicas que têm como alvo os utilizadores de serviços bancários. Segundo as informações divulgadas pelo próprio banco central, têm sido registadas várias dezenas de queixas, onde as vítimas afirmam ter sido contactadas por supostos representantes do Banco de Portugal, através de chamadas telefónicas e/ou mensagens de texto.
O diretor de sistemas de informação do Banco de Portugal, Carlos Moura, já expressou preocupação com esta situação fraudulenta, ao afirmar que os burlões estão a utilizar técnicas sofisticadas para simular a identidade (spoofing) do banco central e dos seus trabalhadores. Os lesados desta fraude são levados a crer que o acesso às suas contas bancárias está comprometido, sendo posteriormente instruídos a ligar para um número falso que se faz passar pela linha de apoio do Banco de Portugal.
“Esse é o tema que neste momento mais nos preocupa porque o nível de atendimento é muito semelhante ao nosso serviço de apoio aos utilizadores e, de alguma maneira, as pessoas são induzidas a este tipo de erro porque as pessoas [burlões] acabam até por se apresentar como colaboradores do Banco de Portugal”, referiu o diretor de sistemas de informação do banco central.
Após o contacto telefónico com a falsa linha de apoio, as vítimas são persuadidas a instalar um programa malicioso nos seus dispositivos móveis, sob o pretexto de verificar se há informações comprometidas. No entanto, este programa, que funciona como “malware”, acaba por roubar as credenciais de acesso às contas bancárias das vítimas.
Carlos Moura alerta que já recebeu “várias centenas de telefonemas” a relatar casos semelhantes, o que indica que este tipo de fraude “é um movimento que está presente na sociedade”, e que o nível de semelhança entre o atendimento fraudulento e o serviço legítimo do Banco de Portugal é alarmante, o que aumenta a probabilidade de as pessoas serem enganadas.
As autoridades recomendam que os cidadãos suspendam a partilha de dados pessoais e bancários, evitem realizar transferências suspeitas e recusem a instalação de qualquer software suspeito nos seus dispositivos eletrónicos. Caso recebam chamadas suspeitas, os utilizadores devem reportar imediatamente o caso às autoridades competentes e contactar o Banco de Portugal através dos canais oficiais disponibilizados, como o email info@bportugal.pt ou o número de telefone 213 130 000.
Esta nova fraude realça a importância da constante vigilância e da educação sobre segurança cibernética, pois os burlões estão sempre à procura de novas formas de enganar os utilizadores mais desprevenidos e desatentos.