Entre o pragmatismo do Tiguan e o luxo do Touareg, a Volkswagen abriu espaço para mais uma alternativa. Chama-se Tayron, é o novo SUV da marca para o mercado europeu e parece ter sido desenhado a pensar em quem quer tudo — espaço, estilo, conforto e tecnologia —, mas ainda não está pronto para dar o salto financeiro para o segmento premium.
O equilíbrio perfeito
Com 4,79 metros de comprimento, o Tayron posiciona-se como o segundo maior SUV da Volkswagen na Europa. É um familiar assumido, com cinco lugares nas versões híbridas plug-in (eHybrid) e sete lugares nas variantes a gasolina mild hybrid (eTSI) e Diesel (TDI). E há uma razão simples para isso: a bateria do sistema híbrido rouba espaço à terceira fila, o que também justifica a diferença na capacidade da bagageira — que pode chegar aos 1.915 litros (eHybrid) ou aos 1.905 litros (7 lugares).
Mas o Tayron não é só uma questão de números. A Volkswagen fez questão de o rechear com tecnologia de ponta e detalhes que antes só víamos em modelos mais caros. Exemplo? Os faróis IQ.LIGHT LED Matrix HD — com 19.200 LED por farol — ou os bancos ergoActive com massagem pneumática em 10 zonas. Ambos opcionais, mas irresistíveis.
Atmosfera à medida
Lá dentro, o Tayron não desilude. O painel de instrumentos é digital e inclui um ecrã central tátil de 12,9” (ou 15” com o pacote Discover Pro Max), com comandos deslizantes iluminados e integração total com Apple CarPlay e Android Auto. O assistente de voz IDA, que integra o ChatGPT, também marca presença. E se a ideia for criar um ambiente personalizado, há modos de condução com cenários de luz e som à medida — Lounge, Joy ou Energetic, por exemplo.
O conforto é uma prioridade clara. Ar condicionado automático de três zonas, cortinas de proteção solar, teto panorâmico (de série no R-Line), bancos com ventilação e aquecimento… tudo pensado para que as viagens sejam um prazer — até para os miúdos no banco de trás.
Gamas e motorizações
O Tayron chega a Portugal com três motorizações principais:
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1.5 eTSI (150 cv) — Mild hybrid, a gasolina, com tração dianteira e caixa DSG de 7 velocidades. A porta de entrada no modelo, com um preço desde 46.140 €.
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2.0 TDI 4MOTION (193 cv) — Diesel com tração integral, ideal para quem precisa de puxar reboques (até 2,3 toneladas). Disponível a partir de 73.899 €.
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eHybrid (204 cv ou 272 cv) — As versões híbridas plug-in contam com 120 km de autonomia elétrica (WLTP) e podem ser carregadas até 50 kW em corrente contínua. Preços entre os 50.988 € (versão Urban) e os 58.243 €(versão R-Line mais potente).
Ambas as linhas de equipamento — Urban e R-Line — estão bem recheadas, mas é no R-Line que se nota o extra de desportividade, com jantes de 20 polegadas, bancos exclusivos ArtVelours Eco e detalhes escurecidos (ainda mais vincados no pacote Black Style).
A Volkswagen criou um SUV que tem tudo para fazer sucesso junto das famílias modernas que querem espaço e conforto, mas também estilo e tecnologia. E sem ter de pagar o preço de um segmento premium. O Tayron é o SUV do meio, mas não tem complexos de inferioridade. Pelo contrário — é o novo nome grande da marca.
Artigo por Rui Reis