Perto de 47 mil voos e seis milhões de pessoas descolaram de Portugal durante este período. 32% dos voos sofreu alguma perturbação
Um novo relatório da AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, revelou dados sobre o estado do tráfego aéreo em Portugal e o desempenho dos aeroportos portugueses no primeiro trimestre de 2025.
Durante os primeiros três meses do ano, mais de seis milhões de passageiros apanharam um voo a partir de um aeroporto português. De acordo com os dados da empresa especializada em direitos dos passageiros aéreos, quase 70% das viagens foram efetuadas à hora prevista. No entanto, cerca de dois milhões de pessoas sofreram alguma perturbação no seu voo e, embora na maioria dos casos se tratasse de atrasos menores e não dessem origem a uma compensação financeira, perto de 114 mil pessoas encontram-se elegíveis para receber uma indemnização por um atraso superior a três horas, pelo cancelamento do seu voo ou pela perda de uma ligação causada pelo atraso de um voo anterior.
Quando comparado com o mesmo período do ano passado, verifica-se uma redução do número de voos e de passageiros. Nos primeiros três meses de 2025 registaram-se cerca de 47 mil voos contra 48 mil em 2024, o que significa menos 2% de voos e menos 4% de passageiros. Apesar deste declínio, a taxa de perturbações de voos aumentou cerca de 13% em comparação com o ano anterior. Ainda de acordo com os dados da AirHelp, os passageiros com direito a indemnização aumentaram consideravelmente (48%)) – de 75 mil em 2024 para quase 113 mil em 2025 – devido a um aumento dos voos com atrasos superiores a três horas.
De acordo com a AirHelp, a companhia aérea nacional TAP Portugal transportou, nos primeiros três meses de 2025, mais de dois milhões de passageiros, sendo a companhia aérea que mais passageiros registou. Deste total, perto de 62% não sofreu qualquer perturbação no seu voo e 38% registou alguma agitação com mais de 41 mil destes passageiros a estar elegível para uma compensação financeira.
Em segundo lugar, com mais de um milhão de passageiros transportados, encontra-se a companhia aérea de baixo custo Ryanair. Nestes três primeiros meses do ano, apenas 26% dos passageiros sofreu alguma perturbação no seu voo. Destes, pouco mais de sete mil tem direito a compensação financeira.
Já nos aeroportos portugueses, o destaque vai para o Aeroporto de Faro com 84,5% dos voos a não sofrer qualquer perturbação, para grande felicidade dos passageiros aéreos deste aeroporto. Em segundo lugar, encontra-se o Aeroporto do Porto com 80% dos voos a não registar perturbações, no total são 80,2% de passageiros aéreos a registar um voo tranquilo.
Já o Aeroporto de Lisboa continua, como habitual, a ser o aeroporto a registar mais perturbações nos seus voos, com 40% dos voos a registar algum atraso ou a ser cancelado. Isto resulta em 39,5% dos passageiros aéreos a ver o seu voo com alguma perturbação.