Mais pontos de recolha, mais informação e benefícios monetários para a entrega poderiam permitir aumentar as taxas de reciclagem dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.
A ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Baterias, e a DECO PROteste realizaram um estudo para avaliar o conhecimento e comportamento dos consumidores portugueses no que respeita ao correto encaminhamento de REEE e de resíduos de baterias.
O estudo da ERP Portugal e da DECO PROteste deixou algumas pistas interessantes acerca de como se poderão fazer crescer estas taxas de reciclagem e de recolha de resíduos.
Nos inquéritos feitos, 80 a 90% dos inquiridos consideram que é importante reciclar estes equipamentos, tendo transmitido que a acessibilidade aos locais de recolha é um fator fundamental para incrementar os valores de reciclagem de REEE.
Nesta linha, 38,5% concorda que existem pontos de recolha para o efeito perto do seu domicílio. Mas esta percentagem diminui à medida que os inquiridos se afastam dos centros urbanos para as áreas rurais e revela que o foco do alargamento da rede de pontos de recolha deve concentrar-se nestas áreas.
Adicionalmente, 85% dos inquiridos consideram que a presença de contentores específicos para o efeito em locais como supermercados, lojas de eletrodomésticos ou na rua seria um excelente incentivo à separação.
O trabalho da DECO PROteste e da ERP Portugal demonstra também que o incentivo financeiro pode ser um fator motivador para aumentar a separação de resíduos, sobretudo entre os jovens dos 18 aos 34 anos.
A grande maioria dos inquiridos (90%) revelou que se sentiria mais encorajada a separar os resíduos se recebesse em troca um valor sob a forma de dinheiro, voucher ou desconto noutros produtos, ou mesmo numa doação a outra entidade.
O estudo também revela que 49% dos inquiridos estão cientes de que os custos de gestão de resíduos estão incluídos no preço final dos produtos elétricos e eletrónicos. Sobre esse custo, 37% dos participantes afirmam que, ao saber claramente como esse custo afeta o preço, sentir-se-iam ainda mais motivados a separar os resíduos corretamente, o que aponta para uma oportunidade de comunicação mais eficaz sobre o tema.