A Lamborghini apresentou o Revuelto Opera Unica: um exemplar único criado pelo departamento de personalização Ad Personam em colaboração com o Lamborghini Centro Stile, homenageando os distintos tons de azul e as paisagens marítimas da ilha italiana da Sardenha.
Além do tempo de produção padrão de um Lamborghini Revuelto, os efeitos de pintura exterior exigiram 475 horas adicionais de trabalho artesanal especializado. A criação do Opera Unica foi realizada através do isolamento meticuloso da carroçaria do veículo para criar uma tela para a pintura: o desvanecer localizado de duas e três tonalidades foi então aprimorado pela pintura com pincel, lembrando as ondas batendo nas falésias.
Técnicas especiais de revestimento foram utilizadas para personalizar detalhes como a proteção do botão start-stop e a placa de identificação nominal. O acabamento interno bordado exigiu 85 horas apenas para produzir a nova ferramenta necessária para o efeito de costura aquático dedicado a este Opera Unica.
O exclusivo Revuelto utiliza as técnicas de pintura especialmente desenvolvidas pela Lamborghini Ad Personam, destacando os ângulos e as linhas intrigantes do automóvel, como se fosse arquitetura moderna. Três tonalidades diferentes de azul são combinadas, recorrendo à habilidade artesanal da Lamborghini, com pincel e espátula para criar efeitos especiais, reservados para este Opera Unica.
Tom Blu Tawaret
O tom Blu Tawaret claro é utilizado como cor base nos painéis frontais e traseiros e no teto do carro, contrastando com o mais brilhante Blu Cepheus, usado para criar um efeito de desvanecimento. O Blu Okeanos é combinado para criar um efeito atenuador ainda mais profundo no capô e ao redor do lábio, acentuado pela pintura preta Nera Bocca, com uma divisão em carbono brilhante e saias, e jantes Altanero preto brilhante com Diamante Polido com travões de carbono cerâmico pretos.
O efeito de pintura esbatida com pincel e espátula leva ondas dos três azuis da parte frontal para as laterais e traseira, evocando os azuis-turquesa cintilantes encontrados na luz do mar sobre areia e pedras.
O interior complementar apresenta Blu Delphinus como a principal cor dos estofos, realçada pelo Blu Amon mais claro nos encostos dos bancos, nas portas e nos acabamentos da consola central, com costuras e contornos contrastantes no tom Bianco Leda. Os bancos, painéis das portas, túnel e teto introduzem uma novidade no bordado do Revuelto: utilizando uma ferramenta desenvolvida especificamente, a costura de três tons em Blu Amon, Blu Cepheus e Bianco Leda, que lembra os tons cintilantes das águas da Sardenha. Este efeito é refletido na placa de carbono Blu Mira Opera Unica na parte traseira da cabine e na proteção do botão start-stop na consola central.
1015 cv de puro prazer de condução
O Revuelto é o primeiro superdesportivo híbrido plug-in V12 HPEV (High Performance Electrified Vehicle). O Revuelto define um novo paradigma em termos de performance, desportivismo e prazer de condução com a sua arquitetura inédita; design inovador; aerodinâmica de máxima eficiência; e um novo conceito de estrutura em carbono. Uma potência de 1015 cv é fornecida pela combinação de um propulsor térmico totalmente novo com três motores elétricos, juntamente com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, empregue pela primeira vez num Lamborghini de 12 cilindros.
Este superdesportivo combina esses atributos para oferecer números de performance no topo do seu segmento: aceleração de 0-100 km/h em apenas 2,5 segundos e uma velocidade máxima de mais de 350 km/h. Esses números combinam uma dinâmica excecional graças à introdução do binário elétrico e tração nas quatro rodas, disponível também no modo de condução totalmente elétrico, garantindo assim que o superdesportivo Revuelto exprima as suas qualidades ampliadas, tanto na pista quanto na condução diária.
Artigo por Rui Reis