A Nissan está a desenvolver uma tinta automóvel inovadora destinada a ajudar a baixar a temperatura no interior de um veículo durante o verão e a reduzir o consumo de energia do sistema de ar condicionado. Desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, uma empresa especialista em produtos de arrefecimento radiativo, a tinta incorpora metamateriais, materiais compósitos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades habitualmente não encontradas na natureza.
Embora ainda em fase de testes, os resultados até à data têm sido consideráveis. Um veículo, tratado com a “cool paint” estacionado lado a lado com outro não tratado ao sol, verificou uma redução de até 12º Celsius nas temperaturas da superfície exterior e até 5º Celsius de arrefecimento no interior, em comparação com um veículo com pintura automóvel tradicional.
O desempenho de arrefecimento da pintura é particularmente notório quando um veículo está estacionado ao sol durante um período de tempo prolongado. Um habitáculo mais fresco não só é mais agradável, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar condicionado para arrefecer o interior até uma temperatura confortável. Isto ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo elétrico, o consumo da bateria.
Cool Paint
O metamaterial incorporado na “cool paint” da Nissan apresenta duas partículas que reagem à luz. Uma partícula reflete os raios infravermelhos próximos da luz solar normalmente responsáveis pelas vibrações a nível molecular na resina da tinta tradicional para produzir calor.
A segunda partícula permite a verdadeira inovação, criando ondas eletromagnéticas, que contrariam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para aatmosfera. Combinadas, as partículas da “cool paint” da Nissan reduzem a transferência de calor para as diferentes superfícies como o tejadilho, o capot, as portas e os painéis.
Embora a tinta refrescante radiante não seja nova, normalmente é aplicada em edifícios e estruturas. Sendo também frequentemente muito espessa, exigindo a aplicação com um rolo de pintura. Sem qualquer tipo de acabamento, pode deixar um resíduo de giz quando tocado.
A Nissan teve de garantir que era possível incorporar uma camada superior transparente, ser aplicada com uma pistola de pulverização (e não com um rolo) e cumprir os rigorosos padrões internos da Nissan para a qualidade da pintura.
Artigo por Rui Reis