Do alto do 8º andar do Tivoli Marina Vilamoura, os transeuntes que passeiam por aquele espaço privilegiado do litoral algarvio parecem pequenas “formigas”. A azáfama que se observa contrasta com a calma que se vive neste refúgio de 5 estrelas, e um dos mais icónicos hotéis desta região do país, especialmente nos aposentos virados para o mar, para a magnífica praia que serve o hotel e para a zona da piscina totalmente renovada e muito mais “user friendly”. Mais baixa (acabaram-se os mergulhos da margem), com um acabamento que faz lembrar uma praia paradisíaca e “paredes” laterais concebidas para relaxar tranquilamente, a nova piscina é apenas um dos muitos pequenos detalhes que fazem deste um grande hotel.
A New Men esteve alojada no Tivoli Marina Vilamoura no final de julho, em plena época alta, mas nem por isso a lotação dos mais de 380 quartos se fez sentir. Tudo está concebido para que esteja com 100% da lotação ou com 50%, a experiência dos hóspedes seja quase idêntica. Não há fila para o pequeno-almoço, não há espaços sobrelotados. O único senão é a “reserva” de lugares na piscina com a habitual técnica de deixar a toalha, apesar das regras rigorosas do hotel contra esta prática, mas esta é uma questão que se prende com a (de)formação de cada cliente e não com a gestão diária do Tivoli Marina de Vilamoura que, diga-se de passagem, é magistralmente assegurada por Hugo Gonçalves, o simpático General Manager.
The Argo Cocktail Bar
Voltando à experiência vivida no icónico 5 estrelas de Vilamoura, e já devidamente instalados num confortável quarto premium com vista de mar, tivemos o primeiro contato com o premiado The Argo Cocktail Bar, eleito Melhor Bar de Cocktails da primeira edição dos Prémios Hotel & Mantel da Condé Nast Traveler Espanha. Receção acolhedora, espaço muito amplo e com vista privilegiada para a Marina de Vilamoura, sofás confortáveis, o The Argo merece, por si só, uma visita ao Tivoli em Vilamoura. Os colaboradores têm um evidente prazer em receber os convidados e em explicar, pormenorizadamente, mas sem serem cansativos, os componentes de cada obra de arte em estado líquido criada pelo Bar Manager, Nelson Matos. Ingredientes mais ou menos exóticos, combinados com a mestria de quem sabe e, acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.
Começámos a nossa viagem com um Heracles, uma alquimia de sabores e aromas que resulta do vodka com infusão de avelã, o licor de café, o xarope de caramelo e o café. Se é apreciador de café e de caramelo, esta é uma escolha imperdível, com os dois sabores a sobressaírem com um toque de doçura que nunca peca pelo excesso. Continuámos com um Pacha, uma combinação surpreendente de banana verde, rum, premium mezcal, folha de louro, aveia, amendoim e citrinos. Um cocktail ideal como aperitivo e que serviu de introdução perfeita para o jantar que se seguiu.
Rumo ao Pepper’s Steakhouse, o paraíso gastronómico de de qualquer carnívoro que se preze, e depois do delicioso couvert, fomos brindados com uma salada Ceaser em que o frango deu lugar a um magnífico camarão tigre, uma combinação que se veio a revelar vencedora. De seguida, veio para a mesa um dos pratos (para partilhar) mais simbólicos do Pepper’s: o Pepper’s Experience com Entrecôte Black Angus, Costoletas de borrego e filet Mignon. Tudo acompanhado por batata Pepper’s Steakhouse, batata Dauphinoise, salada Pepper’s, e molhos pimenta, bordelaise e chimichurri. Fechámos com um divinal Crème Brûlée de baunilha e amêndoa com gelado de licor de Amarguinha.
De volta ao The Argo Cocktail Bar, aceitámos a sugestão e experimentámos o The Nectar of Shiva, mais um casamento abençoado pelos deuses dos cocktails entre um gin premium, licor de sabugueiro, Porto branco, Porto tawny 10, cereja, especiarias, melão e limão. Frutado e muito aromático, foi o acompanhamento perfeito para uma noite quente de verão. Para terminar esta incursão pelo templo dos cocktails em Vilamoura, saboreámos um Atalanta, uma base de tequila com licor de mel, água de coco, legumes e limão. A frescura dos elementos cítricos a contrastar com a doçura do mel, numa bebida refrescante e leve, ideal para um rematar um jantar mais copioso.
Praia, sol e um arroz de tamboril de chorar por mais
Depois de uma reconfortante noite de sono, e após um pequeno-almoço onde não havia espaço para a imaginação, tal era a variedade de opções, rumámos à praia. Confortavelmente instalados no espaço Purobeach, as águas cristalinas eram um constante desafio a um refrescante mergulho. Após uma manhã passada entre mergulhos no mar e nas páginas de um livro, fomos almoçar ao Beach Club. Uma seleção muito vasta de pratos entre opções mais leves, como saladas e tacos (cada um melhor do que o outro…), sobressai a ampla oferta de peixes do dia e de mariscos fresquíssimos. Escolhemos um arroz de tamboril, um prato particularmente delicado pelos pontos de cozedura do arroz e do peixe. Neste caso acertaram em ambos. Caldo delicado e sedoso, peixe firme e arroz soltinho, mais um prato que irá deixar saudades.
Alquimia de aromas e sabores
Antes do regresso a casa, e aproveitando um final de tarde quente, aproveitámos a sombra refrescante do The Argo para nos deliciarmos com mais duas criações exclusivas. Assim, voltámos a aceitar a sugestão que nos deram e provámos um Orpheus, vodka com infusão de framboesa, xarope de hibiscos, cordial de ervilha e vinagre balsâmico de frutos vermelhos. Um cocktail cítrico, seco, e ideal para um fim de tarde descontraído ou num serão de conversa com amigos. Por fim, fechámos esta incursão ao famoso bar de cocktails do Tivoli Marina de Vilamoura com um The Idol, uma mistura de vodka premium, gin premium, erva príncipe, licor de bergamota, coco, earl grey, maracujá e limão. O resultado é fresco e frutado, mas elegante. Mais um cocktail de autor que espelha o engenho, a paixão e a experiência de Nelson Matos e que ajuda a tornar este The Argo Cocktail Bar um spot a não perder neste verão. Já sabe, se está de férias na região do Algarve, aceite a nossa sugestão e visite este espaço de exceção no Tivoli Marina de Vilamoura e peça para ser surpreendido.
Artigo por Rui Reis