Sem qualquer ligação com a detenção do iraniano Mohammad Abedini, a jornalista Cecilia Sala foi libertada. A informação foi partilhada pelo Governo Italiano que informou sobre a sua libertação e a repatriação para Itália.
Cecilia Sala foi detida a 19 de dezembro no Irão, por alegadamente ter violado as leis da República Islâmica. O Governo Italiano anunciou hoje, dia 8 de janeiro, que a mesma foi libertada e está a ser repatriada. Os serviços governamentais emitiram um comunicado que afirmava a libertação “pelas autoridades iranianas e o regresso a Itália”.
A nota ainda destacava que o “avião que repatriou a jornalista Cecilia Sala levantou voo há poucos minutos”. Esta libertação deveu-se sobretudo a um “trabalho intensivo dos canais diplomático e dos serviços de informação”.
“A primeira-ministra Giorgia Meloni expressa a sua gratidão a todos aqueles que contribuíram para tornar possível o regresso de Cecilia, permitindo que abraçasse novamente a família e os colegas”. O comunicado ainda refere que Meloni informou pessoalmente os pais da jornalista por telefone.
O regresso era previsto a 20 de dezembro, mas Cecilia foi detida na véspera e mantida em isolamento numa cela de prisão de Evine, em Teerão. Na sexta-feira, os pais da mesma pediram a discrição e o silêncio dos meios de comunicação social, para evitar a dificultar ainda mais o caso.