O território de Mértola não é fácil com os seus solos pobres e clima semidesértico.
No entanto os seus vinhos, com uma história de séculos, têm vindo a recuperar, lentamente, a tradição da vinha, que se assume quase como que um oásis e símbolo da resiliência às alterações climáticas. Essa luta da videira contra os elemento naturais revela-se no perfil dos seus vinhos, mostos concentrados, com estrutura, complexidade e uma identidade muito própria. Tudo isto é bem visível nos vinhos nascidos na Herdade Vale d’Évora, de que os seus vinhos Discórdia são um bom exemplo.
Também é verdade que um dos actores que marca mais profundamente este terroir é o rio Guadiana, que oferece frescura, condição indispensável para as corretas maturações das uvas, a par do trabalho humano e de uma viticultura atenta ao controlo das maturações, permitindo-lhes transmitir aos vinhos uma frescura e acidez surpreendentes, como se pode constatar nos dois vinhos apresentados: o Discórdia Reserva branco 2022 e o Discórdia tinto 2020.
No mercado há mais de uma década, os vinhos Discórdia nascem de uma vinha de 10 hectares plantada na Herdade Vale d’ Évora, uma propriedade de 550 hectares (cuja actividade principal é a indústria cinegética, aka caça), localizada muito perto de Mértola e integrada no Parque Natural do Vale do Guadiana, Baixo Alentejo. Plantada em 2009, esta vinha tem talhões de quatro castas tintas (Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Syrah) e de três brancas (Arinto, Verdelho e Antão Vaz).
O portefólio da Herdade Vale d´Évora inclui dois vinhos entrada de gama, branco e tinto, dois reservas, o monocasta Syrah, o tinto As Tourigas da Discórdia e os topo de gama Grande Discórdia, tinto e branco, e o branco Discórdia Arinto de duas colheitas diferentes.
Aos comandos da enologia está Filipe Sevinate Pinto.
Discórdia Reserva branco 2022 – Um blend das castas Arinto, Antão Vaz e Verdelho, é um vinho elegante com boa complexidade aromática. Na boca apresenta boa estrutura, gordura e frescura, a contrastar com o clima de onde tem origem. Fermentado parcialmente em barricas novas de 500 litros de carvalho francês e também estagiado parcialmente em barrica.
Álcool 12,4%| Preço indicado pelo produtor de 19,90 €
Discórdia tinto 2020 – Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Touriga Franca e Syrah, tem uma bonita cor granada, no aroma mostra sugestões de frutos vermelhos frescos e notas de bergamota e esteva. Na boca é cheio, estruturado e guloso. Vinificado e estagiado em cubas de inox.
Álcool 13,7%| Preço indicado pelo produtor de 9,90 €