A triste notícia da morte do homem mais velho do mundo foi anunciada pelo governador da terra natal de Juan Vicente Pérez Mora.
Juan Vicente Pérez Mora faleceu esta terça-feira (2 de abril) aos 114 anos de idade. O venezuelano que detinha o título de homem mais velho do mundo, conforme registado pelo Guinness World Records desde o mês de maio de 2022, morreu na sua terra natal, em El Cobre (estado de Táchira), onde viveu toda a sua vida e deixou um legado de humildade, trabalho árduo e amor à família.
O anúncio da morte de Juan Vicente Pérez foi feito pelas autoridades locais, através de uma publicação do governador de Táchira, Freddy Bernal, na rede social X, que expressa a profunda tristeza pela partida do emblemático homem que faria 115 anos no próximo dia 27 de maio.
“Querido Juan Vicente Pérez Mora, hoje, com profunda tristeza e dor, nos despedimos de você, desse arquétipo de homem de Táchira, humilde, trabalhador, aprazível, entusiasta da família e da tradição. Tive o prazer e o orgulho de o conhecer e de o partilhar com os seus entes queridos. Este meu amigo será recordado pelo seu otimismo perante a vida, pela sua fé, pela sua esperança e pelo seu profundo amor a Táchira. Será para sempre um símbolo de bondade, sabedoria e alegria, e o seu legado viverá para sempre nos nossos corações e nas nossas vidas”, pode ler-se na respetiva rede social do governador do estado de Táchira.
Juan Vicente Pérez Mora nasceu em 27 de maio de 1909 na localidade de El Cobre, estado de Táchira (Venezuela), onde passou toda sua vida. Agricultor de profissão, Juan Vicente sempre foi conhecido pela sua excecional memória e sabedoria, para além da sua rotina simples que incluía muito trabalho, descanso adequado, fé em Deus e um copo diário de ‘miche‘, uma aguardente local, segundo as palavras do próprio na ocasião do seu 113º aniversário.
Ficou viúvo em 1997 após 60 anos de casamento e, apesar de alguns problemas de saúde relacionados à pressão arterial, Juan Vicente Pérez Mora gozava de uma saúde considerada excelente pela sua família. “Tio Juan” – nome pelo qual era carinhosamente conhecido – era um homem querido por todos e adorava passar tempo com a sua família – 11 filhos, 41 netos, 18 bisnetos e 12 trinetos –, onde partilhava histórias e conversas intermináveis e que demonstraram a excelente capacidade de comunicação e de memória. Nos tempos livres gostava de ouvir música latino-americana.
A sua trajetória de vida foi marcada pelo trabalho árduo desde a sua infância, mais concretamente quando tinha apenas 5 anos, quando ajudava a sua família no cultivo de cana-de-açúcar e café. Juan Vicente Pérez Mora foi ainda oficial de justiça durante 10 anos, em Caricuena, onde trabalhava na resolução de problemas familiares por assuntos relacionados com terras e heranças.
A destacar ainda que no mês de maio do ano passado (2023), em ocasião da celebração do seu 114º aniversário, Juan Vicente Pérez Mora recebeu mensagens de felicitações de diversas personalidades, incluindo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e de vários políticos da oposição.