
Este Aldeia de Cima Garrafeira Tinto 2021 é feito de dois lotes, um de Alicante Bouschet e outro de Aragonês, em partes iguais. É a segunda edição deste vinho, com a primeira a surgir em 2019.
As uvas vindimadas à mão depois de esmgadas, fermentaram e estagiaram18 meses em balseiro novo de carvalho francês de 3000 lts e, posteriormente mais 18 meses em garrafa.
Em 2021 um ano vitícola relativamente ameno no que diz respeito às temperaturas, assim como aos índices médios de pluviosidade ao longo de todo o ciclo vegetativo da videira permitiram a formação de cachos de boa qualidade, sem o aparecimento de muitas pragas, com uma vindima no tempo certo e, obviamente vinhos de alta qualidade.
Luísa Amorim, proprietária da Herdade Aldeia de Cima refere: “Este grande vinho de 2021, intemporal e com forte personalidade, é o reflexo das suas próprias origens e resultado de tradições locais, sendo, por isso, um apelo ao que é genuíno”.
A enologia esteve a cargo de Jorge Alves e António Cavalheiro. A viticultura a cargo de Joaquim Faia.
Aroma bastante complexo, com a madeira perfeitamente integrada, boa fruta vermelha e sugestões de amora e mirtilo do Alicante Bouschet e do Aragonês, complementado com as notas de fruta vermelha deste último.
Na boca revela-se muito elegante, sério, com taninos bem presentes mas civilizados. Final longo e apetitoso. É vinho para melhorar ainda mais com o tempo.
Harmoniza bem com carnes grelhadas, assados e pratos de carne estufada.
90€ | Álc. 14% | Acid. Tot. 5 g/l | 3000 grfs de 0,75 e 120 grfs de 1,5 l