Nunca nos cansaremos de elogiar a Toyota por continuar a ter a coragem para, não só manter na gama, como até fazer uma 2º evolução do Yaris GR. Sim, a Toyota acaba de apresentar um upgrade do mais emocionante “pocket rocket” dos últimos anos e vem com um acréscimo de potência e binário. O resultado? 280 cv de potência e 390 Nm de binário…
O novo GR Yaris está previsto para venda na Europa e em Portugal a partir do verão de 2024.
Este nova evolução é uma espécie de resposta a uma pergunta que nunca ninguém fez: como melhorar o Yaris GR? Pois bem, a Toyota não esperou que alguém a questionasse e nos três anos que decorreram desde que o primeiro carro saiu da linha de produção, foram investiu esforços e dinheiro para o tornar ainda melhor: mais potente, mais reativo, mais envolvente e – mesmo que difícil de acreditar – mais gratificante de conduzir.
O chassis específico do GR Yaris foi ainda mais reforçado e, no habitáculo, a disposição do cockpit e a posição de condução foram redesenhadas para uma sensação mais autêntica de um automóvel desportivo, quer na condução em estrada, quer em competições de desportos motorizados. A suspensão foi também ajustada para um maior controlo da condução e um desempenho robusto sob cargas elevadas, com taxas de mola revistas e um conjunto de amortecedores dianteiros reforçados.
Ainda mais potente e divertido
Aquando do lançamento, o motor turbo do GR Yaris tinha a distinção de ser a unidade de produção de três cilindros mais potente do mundo. Agora oferece ainda mais: a potência foi aumentada em 19 cv e o condutor pode recorrer a mais 30 Nm de binário, com os valores máximos de 261 cv e 360 Nm a evoluírem para uns ainda mais expressivos 280 cv DIN e 390 Nm.
Ao mesmo tempo que a potência do motor foi aumentada, foram tomadas medidas para assegurar a manutenção da durabilidade. Os pormenores incluem um sistema de válvulas reforçado, um novo material para a válvula de escape e um aumento da pressão de injeção de combustível D-4ST. Foram instalados novos pistões leves com anéis resistentes ao desgaste e foi adicionado um novo sensor de pressão de admissão.
A nova geração GR Yaris irá encontrar-se disponível em apenas uma versão que inclui um pack de desempenho de arrefecimento – a Legend. Este “pack” equipa o automóvel com um novo sub-radiador para melhorar a fiabilidade na condução a fundo, modificações na admissão de ar e um “spray intercooler”.
Nova caixa automática Racing Direct Shift
A introdução de uma nova caixa automática GAZOO Racing Direct Shift de oito velocidades é uma das alterações mais significativas no novo programa GR Yaris, oferecida em alternativa à caixa manual de seis velocidades. Ao conceber a nova unidade, a Toyota concentrou-se em obter a mudança de velocidade mais rápida possível.
Enquanto as mudanças de velocidade convencionais se baseiam na deteção do comportamento do veículo, como a força-G de desaceleração e a velocidade, o software otimizado da nova transmissão está também afinado para detetar a forma como o condutor utiliza os travões e o acelerador. Ao fazê-lo, antecipa quando é necessário mudar de velocidade, mesmo antes de ocorrerem alterações no comportamento do veículo, permitindo que a seleção de velocidades reflita as intenções do condutor e seja semelhante à forma como os condutores profissionais operam.
Nos testes em pista, o novo sistema provou o seu valor, ajudando a garantir tempos de volta mais rápidos do que a transmissão manual. O desempenho em termos de manobrabilidade é apoiada pela presença de série de diferenciais de deslizamento limitado “Torsen” à frente e atrás.
O aumento do número de mudanças de seis para oito permite que a transmissão tenha relações mais próximas. Beneficia também de um novo sistema de controlo de binário e de um solenoide linear compacto e de elevada resposta. A utilização de material altamente resistente ao calor na embraiagem de mudança de velocidades e a afinação do software de controlo produziram velocidades de mudança de classe mundial. A velocidade de troca de mudanças na posição D, são ao nível da competição e a função de seleção de velocidades preditiva alinha-se perfeitamente com as intenções do condutor. Os requisitos de arrefecimento são tratados com a instalação de um refrigerador de fluido da transmissão automática de série.
Tal como no atual GR Yaris, a aderência e a tração ideais são conseguidas com o sistema de tração integral permanente GR-FOUR, controlado eletronicamente. Desenvolvido especificamente para este automóvel, este sistema ajusta o equilíbrio da tração dianteira e traseira em três modos, de acordo com o cenário de condução – Normal, Sport e Track.
Uma nova função de seleção do modo de condução está disponível para adaptar o automóvel tanto à condução desportiva como à utilização quotidiana, com os modos Sport, Normal e Eco a ativarem diferentes definições para a direção assistida elétrica, o funcionamento do ar condicionado, a resposta do acelerador e o visor do painel de instrumentos do condutor.
Nos modelos equipados com a transmissão automática GAZOO Racing Direct Shift, a sensação e a seleção das mudanças também são ajustadas. A sensação de mudança de velocidades é orientada para a resposta no modo Sport e tem um equilíbrio entre o choque e a resposta nos modos Normal e Eco. No modo Sport, é dada prioridade à resposta na posição D, enquanto a utilização no modo M assegura as passagens de caixa mais rápidas. O condutor irá descobrir que trabalhar na gama de rotações entre as 4.900 rpm e o “red line” das 7.200 rpm o coloca no centro da ação.
Artigo por Rui Reis