Apresentado em 1967, o Grand Seiko 62GS é provavelmente tão icónico quanto o 44GS, pelas regras de design que estabeleceu. Reimaginado em 2019, este modelo impôs-se como um dos mais populares da Grand Seiko, com referências adoradas como o SBGA413 “Hana-Ikada”. Durante muito tempo disponível apenas em 40 mm, os anos de 2024 e 2025 trouxeram variações em 38 mm e 30 mm, criações mecânicas provenientes do Grand Seiko Studio Shizukuishi. Hoje, a Grand Seiko apresenta duas novas peças de quartzo inspiradas no 62GS, agora pela primeira vez em 26 mm, inspiradas nas paisagens pitorescas da primavera.
O 62GS, um ícone da era inicial da Grand Seiko
Lançado no mesmo ano que o 44GS, o 62GS original foi o primeiro relógio automático da Grand Seiko. Exibia um design ousado, onde as superfícies planas e arestas vivas do “Grand Seiko Style” se encontravam com uma silhueta mais curva e orgânica.
Uma característica distintiva era a ausência de luneta, que conferia ao mostrador uma aparência ampla, permitindo que a luz incidisse sobre o mostrador, os índices e os ponteiros de forma magnífica. Estes elementos foram reafirmados com orgulho na reinterpretação apresentada em 2019, nomeadamente nos modelos inspirados no sekki.
Os elementos que marcaram o sucesso do modelo de 1967 são cuidadosamente reproduzidos neste novo formato de 26 mm, onde o aço inoxidável é polido à mão com a técnica Zaratsu para um acabamento espelhado. As superfícies escovadas e polidas encontram-se em linhas precisas que demonstram o talento e a meticulosidade dos artesãos da Grand Seiko.
A leve inspiração das paisagens primaveris
Tal como o seu antecessor SBGA413, estas novas referências apresentam mostradores texturados que evocam belas cenas da primavera.
O STGF387 em tom rosa evoca as flores de cerejeira e o fenómeno Hana-Ikada, a efémera beleza das pétalas de sakura a cobrirem a superfície dos rios.
O seu par azul, o STGF389, remete para a brisa suave e animada da primavera, quando o rigor do inverno se desvanece e o espírito se torna mais leve.
Como marcadores de horas, 12 diamantes são delicadamente cravados à mão de forma simétrica no mostrador, criando uma harmonia entre beleza estética e legibilidade.
Ambos os modelos são alimentados pelo calibre de quartzo 4J51, com uma precisão excecional de ±10 segundos por ano.
Os modelos Grand Seiko STGF387 e STGF389 estarão disponíveis nas boutiques Grand Seiko e nos parceiros de retalho em todo o mundo a partir de novembro de 2025.