Mais de metade dos portugueses (56%) considera a flexibilidade nas viagens mais importante do que há cinco anos, e os mais jovens lideram esta tendência.
Uma nova pesquisa de mercado encomendada pela eDreams ODIGEO, a principal plataforma de subscrição de viagens do mundo e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, destaca uma mudança significativa no comportamento de viagem dos portugueses: a flexibilidade é atualmente a principal prioridade dos viajantes.
Estes novos dados provêm de um estudo global, levado a cabo para a eDreams por uma empresa de pesquisa de mercado, a um total de 9.000 inquiridos, dos quais 1.000 eram portugueses. Os dados do estudo indicam que, para 56% dos portugueses, a flexibilidade é mais importante agora do que há cinco anos. Esta atitude surge, sobretudo, do desejo por tranquilidade – os inquiridos mencionam que a opção de fazer reservas flexíveis reduz o stress do momento (44%) –, mas também porque se sentem mais confiantes para viajar se souberem que podem alterar os planos se for necessário (41%). As faixas etárias mais jovens, nomeadamente entre os 18-24 anos (42%) e os 25-34 anos (47%), são as principais impulsionadoras desta tendência.
Curiosamente, os portugueses estão mais motivados a comprometer-se com viagens mais longas e mais caras se a flexibilidade for uma opção. Por exemplo, quase um quarto (24%) dos viajantes com menos de 44 anos sente-se mais confiante para reservar viagens mais longas e gastar mais dinheiro quando tem a certeza de que pode alterar os planos se for necessário.
Este desejo de controlo estende-se à forma como as viagens são organizadas. O estudo mostra que uma esmagadora maioria dos portugueses (86%) valoriza a liberdade de combinar diferentes companhias aéreas nas suas viagens de ida e volta, a fim de economizar dinheiro e garantir melhores horários de voo, em vez de ficar reduzido às opções limitadas de uma única companhia aérea.
Assim, percebe-se que a procura por flexibilidade não é uma tendência pontual, mas uma expectativa fundamental dos consumidores, especialmente da próxima geração. À medida que os viajantes mais jovens de hoje se tornam no mercado principal de amanhã, a sua preferência por viagens adaptáveis vai definir o futuro do setor.
De benefício premium a algo indispensável e acessível: a subscrição de viagens democratiza a flexibilidade
Historicamente, a flexibilidade nas viagens tem sido oferecida a um custo elevado, por viagem individual, como acontece nas classes premium, com ofertas alteráveis ou reembolsáveis. Ao mesmo tempo, a maioria das opções económicas acessíveis permanece rígida no que toca a alterações e cancelamentos. Este estudo confirma que isto é uma grande frustração para quase sete em cada dez viajantes: 39% indica as altas taxas de alteração ou cancelamento das companhias aéreas como a sua principal limitação de viagem, enquanto 30% aponta como tal as políticas rígidas das companhias aéreas e hotéis que não permitem alterações.
Em resposta a esta exigência dos consumidores por maior flexibilidade e controlo, o modelo de subscrição de viagens está a emergir como uma solução poderosa. Oferece um conjunto de benefícios que dão resposta às necessidades flexíveis dos viajantes modernos, proporcionando uma diversas vantagens como parte de uma assinatura anual. Por exemplo, o eDreams Prime, programa pioneiro neste tipo de serviços, oferece variadas funcionalidades flexíveis que não estão disponíveis nos canais de reserva convencionais, incluindo a possibilidade de cancelar voos por qualquer motivo em centenas de companhias aéreas, opções para congelar preços enquanto os planos de viagem são confirmados, e a liberdade de partilhar vantagens da assinatura com amigos e familiares.
Pablo Caspers, Chief Travel Officer da eDreams ODIGEO, afirmou: “Os nossos dados mostram claramente que os turistas estão a dar prioridade à tranquilidade e ao controlo ao reservar viagens. A flexibilidade nas viagens já não é um luxo, mas uma necessidade. Seja a possibilidade de alterar planos ou combinar vários fornecedores numa única reserva para obter o melhor valor, os viajantes querem opções que se adaptem às suas vidas, e não o contrário. A era das viagens rígidas e padronizadas chegou ao fim. Foi precisamente por isso que desenvolvemos o Prime: para responder à procura desta nova geração de viajantes, oferecendo uma flexibilidade sem paralelo.”