A Quinta das Murgas lançou, recentemente, duas novas referências, o Murgas Esgana Cão 2022, um branco monocasta vibrante, como é próprio dos vinhos feitos com esta casta e Murgas Curtimenta 2024, o primeiro orange wine criado na quinta, Um Arinto irreverente, até nas palavras de Bernardo Cabral, o enólogo que o criou.
O Murgas Esgana Cão 2022, adiante-se já, casta também conhecida como Sercial (muito utilizada em várias regiões e, especialmente, na Madeira), é conhecida pela sua acidez elevada e adstringência, mas o vinho feito a partir de uvas com maturação perfeita (como foi o caso da vindima de 2022, em Bucelas, e com um bom trabalho de enologia, permite num vinho estruturado e profundo, com um perfil elegante, muito para o lado mineral e com bom volume de boca. Com uma graduação alcoólica de 12.5%, consegue juntar a personalidade irreverente do Esgana Cão com as nuances que lhe advêm da influência atlântica e do solo calcário das vinhas onde nasceu.
O Murgas Curtimenta 2024 não é uma novidade absoluta em Portugal, mas trata-se de um tratamento relativamente arrojado do trabalho enológico com a casta Arinto.
As uvas iniciaram a fermentação em maceração com as películas, resultando num vinho laranja sem sulfitos. Estagiado em curtimenta durante cinco meses, apresenta uma cor alaranjada intensa e revela aromas frutados e vegetais. Na boca, surpreende com acidez média, taninos presentes, corpo estruturado e um final longo. Complexo e misterioso, harmoniza na perfeição com pratos de sabores intensos, picantes, caril ou com diversos molhos.
A QUINTA DAS MURGAS
A Quinta das Murgas, localizada em Bucelas, perto de Lisboa, é uma quinta de família que renasceu pelas mãos de João França, inspirado pelo legado do seu avô, Sérgio Geraldes Barba. Este lugar não é uma simples quinta vinícola, tem uma biodiversidade rica que compreende um mundo de cavalos, desde estábulos e um picadeiro, até um lago habitado por patos e cisnes, sem esquecer das cabras e ovelhas que asseguram a limpeza da área florestada.
A vinha, com cerca de 12 hectares, herdada e rejuvenescida, coexiste com uma paisagem onde a vida animal é uma presença constante e valorizada, refletindo a paixão de João pelos animais, um valor herdado do seu avô.
A história da Quinta das Murgas é também a história de um projeto de vida. Iniciada com os aviários do Freixial, a propriedade foi-se expandindo ao longo dos anos. Hoje, sob a gestão de João, a quinta produz vinhos de nicho, graças ao “terroir” altamente calcário que confere uma personalidade única aos vinhos de Bucelas. Com castas como Arinto, Esgana-Cão e Touriga Franca, a quinta celebra de modo muito apreciado a viticultura com respeito pela tradição e pela inovação.