A dois passos do Cais de Gaia e a um saltinho da Ribeira, no Porto, o Hilton Porto Gaia oferece uma localização privilegiada para quem pretende visitar as cidades ou deslocar-se, facilmente, entre reuniões de negócios. A New Men foi passar dois dias neste oásis urbano e conta-lhe a experiência.
Por fora, o Hilton Porto Gaia parece uma unidade hoteleira de 5 estrelas como outras por perto. Fachada negra num estilo discreto, mas sempre sofisticado, ninguém diria que bastaria atravessar as portas da entrada para entrarmos num outro mundo. Os elevadíssimos padrões da cadeia Hilton estão bem patentes nos pormenores da decoração, na “lareira” que mistura fumo e luz para um efeito ainda mais reconfortante (mesmo no verão), no luxo dos acabamentos em pedra, madeira ou veludo. Enfim, nos detalhes que fazem (toda) a diferença.
Como destaca Jan Erik Ringertz, Diretor do Hilton Porto Gaia, “a forma como foi meticulosamente decorado, cria no Hilton Porto Gaia uma união entre o conforto e uma viagem ao Douro, tendo o vinho como tema central, em tons de verde, castanho e cinza. Enquanto os quartos, elegantemente projetados, oferecem vistas deslumbrantes sobre o rio e a cidade, proporcionando um ambiente de serenidade e luxo”.
Luxo e sofisticação são as palavras de ordem
E nós só podemos estar de acordo. O quarto que nos “calhou” foi uma Suite King Duplex que, como a designação deixa adivinhar, tinha dois andares. No primeiro temos as zonas de casa de banho e sanitário, uma pequena zona de bancada com máquina de café, sala com televisão de grandes dimensões e as escadas de acesso ao segundo piso, que surge em forma de mezanino. Em cima, contamos com uma confortável cama king size, uma secretária de apoio com uma televisão, um roupeiro e mais uma casa de banho.
Já devidamente instalados, tivemos oportunidade de usufruir do Hilton Wellness & Spa, um centro de relaxamento e bem-estar onde, mais uma vez, nos esquecemos por completo da correria diária e do rebuliço urbano que nos rodeia. Sim, nunca é demais lembrar que estamos a pouco mais de 200m do Cais de Gaia. Aliás, um critério decisivo para a maioria dos hóspedes, como confirma Jan Erik Ringertz. “Inserido numa localização estratégica junto ao rio Douro e a paredes meias com outras atrações turística junto à zona ribeirinha de Gaia, o Hilton Porto Gaia, desde a sua abertura, marcou o panorama da indústria hoteleira. A zona da ribeira de Gaia é conhecida mundialmente pelas suas caves de vinho do Porto. Muitos turistas visitam a região especificamente para fazer tours e degustações de vinho do Porto. A pouca distância e numa zona que tem transportes públicos também é possível cruzar o Douro para a outra margem e aceder facilmente a outros pontos turísticos do Porto. Esta possibilidade de poderem explorar ambas as margens do Douro sem a necessidade de um transporte adicional é, sem dúvida, um grande atrativo”.
Serviço cinco estrelas
Voltando ao SPA, o espaço que acomoda diversas salas para terapias e massagens, inclui ainda zonas de relaxamento (devidamente servidas com chás frios e águas aromatizadas), sauna, banho turco, duches de sensações, fonte de gelo e as piscinas propriamente ditas. Esta, além de enorme, conta com uma zona à parte para sessões de hidroterapia, com massagens localizadas e jacuzzi. Um local de onde não apetece sair e, acredite, merece por si só uma visita ao Hilton Porto Gaia…
Mas estava na hora de repor as energias e dirigimo-nos ao bar para um cocktail. Nunca é demais referir que, a qualidade de um Hotel, também se mede pela atenção, simpatia e profissionalismo do staff, e, mais uma vez, o Hilton superou as expetativas. Aliás, este é mesmo um dos principais objetivos do Diretor desta unidade. “Para mim, o que verdadeiramente nos distingue dos demais hotéis concorrentes são as “nossas pessoas”, quero com isto dizer, os nossos colaboradores e o nosso nível de serviço ao cliente. É importante notar que o nosso objetivo é atender a um público diversificado. A presença de casais, famílias e pessoas de várias idades é, na verdade, um reflexo positivo da nossa capacidade de atrair uma ampla gama de clientes. Ainda assim, e embora constatemos a presença de segmentos variados, a nossa estratégia de marketing está alinhada para atrair um público MICE – Meetings, Incentives, Corporate and Events. Oferecemos salas de reuniões ou conferências bem-equipadas e outras comodidades que são essenciais para os “hóspedes de negócio. Seja como for, orgulhamo-nos de acolher e garantir que, seja em lazer ou em trabalho, o nosso hóspede tenha sempre uma experiência excecional connosco”.
Sublime refeição
Outro ponto que serve de barómetro para a qualidade de um Hotel é o serviço de restauração. Cada vez mais os restaurantes das unidades hoteleiras, especialmente com este nível de exigência, são verdadeiros templos de boa gastronomia e o espaço Composto revelou-se uma nova surpresa, não só pela qualidade da cozinha, mas também pelo esmero e profissionalismo de uma equipa jovem, mas dedicada.
Voltando aos pratos, do couvert com presunto, manteiga, azeite, uma deliciosa pasta de azeitona e diversas variedades de pão, à sopa de peixe e marisco, passando pelos divinais peixinhos da horta, tudo estava “guloso”, como diria um dos convidados. Para pratos principais escolhemos a massa fresca com gambas e um entrecôte maturado e molho bearnês que ainda hoje deixa saudades. Por fim, e terminando em beleza, optámos por um Chocolate e Pistacho, com mousse de chocolate, creme e praliné de pistacho e massa kataif, e um Morango e Basílico com Sablé, mousse e gel de morango.
Ponto de partida
Após a refeição, nada como dar um passeio a pé, e com o Cais de Gaia aos nossos pés (ainda para mais na altura do São João) animação não faltaria. Deixámos o carro na garagem (o Hotel possui garagem própria) e fomos para a “festa”. O percurso é tão animado e divertido que acabámos por passar a ponte D. Luis I e ir até à Ribeira do Porto, um trajeto relativamente curto e que permite, a quem assim o entenda, partir à descoberta da invicta.
Cansados, mas satisfeitos, regressámos para uma reconfortante noite no Hilton Porto Gaia com a certeza que as elevadíssimas taxas médias de ocupação que tem tido (quase 60% desde a abertura), não são obra do acaso, mas sim do muito trabalho e dedicação por parte dos seus profissionais, que, justiça seja feita, honram os elevados padrões a que a rede norte-americana nos habituou.
E quer mais um motivo para visitar ou revisitar este Hilton Porto Gaia? A New Men ficou a saber que está prevista, a curto prazo, a abertura de uma cevicheria peruana no terceiro piso do hotel, com vista para o Rio Douro. Proposta culinária que representará uma fusão inovadora entre a rica tradição culinária do Peru e a beleza natural de um dos rios mais icónicos de Portugal.
Artigo por Rui Reis