A Global Wines lançou, recentemente, no mercado dois vinhos provenientes de duas das suas propriedades, uma no Dão e outra na Bairrada.
No caso um vinho tinto e um espumante, o Casa de Santar Reserva Tinto e o Quinta do Encontro Espumante Especial Cuvée Extra Bruto, respetivamente ambos os vinhos de 2017. O responsável pela enologia em ambos os casos é Paulo Prior.
Antes de entrarmos na apreciação dos dois vinhos, uma breve resenha sobre a Global Wines.
Fundada no Dão, em 1990, é uma empresa 100% portuguesa, presente em mais de 40 países, nos cinco continentes. Com vinhas nas regiões da Bairrada e do Alentejo e um portfólio constituído por mais de 150 referências. o grupo detém ainda duas empresas no Brasil, uma dedicada à produção e outra à distribuição de vinhos.
As marcas de maior relevo são Cabriz, líder do Dão e a da região mais vendida em todo o mundo, a Casa de Santar e Paço dos Cunhas. No interior alentejano, a Herdade do Monte da Cal e na Bairrada, a Quinta do Encontro, são outras duas propriedades da Global Wines.
Integram este grupo vitivinícola cinco espaços de enoturismo, estando disponíveis para visita duas adegas, a da Casa de Santar e a da Quinta do Encontro, e três restaurantes, Quinta de Cabriz, em Carregal do Sal, Paço dos Cunhas, em Nelas, e Quinta do Encontro, na Anadia.
Notas de prova
Quinta do Encontro Espumante Especial Cuvée Extra Bruto 2017
É um 100% Arinto. As uvas foram esmagadas com desengace total numa prensagem pneumática suave. Depois da clarificação estática natural seguiu-se a fermentação alcoólica a 18º. Depois de 4 anos em maturação sobre borras finas foi feito o degorgement e três meses depois ficou pronto para o mercado.
Aroma complexo, com notas de frutos secos, biscoito, pão torrado, cereal tostado e geleia de frutos de polpa branca.
Na boca é frutado e fresco, com uma mousse crocante e um final bastante persistente.
É um espumante bastante versátil e pode combinar com pratos que vão desde saladas, mariscos, ceviches, peixes e carnes brancas e, obviamente como bebida social.
Deve ser bebido a cerca de 8 graus de temperatura e pode ser guardado até 5 anos.
35€ | Álc. 12,5% | Acid. Tot. 6,5 g/l | pH 3,38 | Açu. Resid. 0 gr/l
_____________________________________
Casa de Santar Dão DOC Reserva Tinto 2017
Este vinho é um blend de 50% Touriga Nacional, 25% Alfrocheiro e 25% Aragonez. Depois da prensagem suave das uvas desengaçadas seguiu-se a maceração pelicular prolongada e suave e a fermentação alcoólica a 26º.
Parte do estágio decorreu em barricas de carvalho francês.
O aroma é elegante, bem marcado com notas de frutos silvestres e especiarias. Na boca apresenta um perfil razoavelmente austero, com complexidade, taninos finos e um final aveludado .
Acompanha bem pratos de peixe assados no forno, carnes grelhadas ou assadas e queijos. Deve ser servido à volta dos 16º e pode ser guardado por meia dúzia de anos.
16€ | Álc. 14% | Acid. Tot. 5,5 g/l | pH 3,7 | 150.000 grf