O gigante chinês dos automóveis elétricos (já bateu as vendas mundiais da Tesla em outubro e dezembro de 2023), continua a sua ofensiva em Portugal e acaba de apresentar o novo Seal, uma berlina (também existirá uma versão SUV) rival do Model 3 e que se apresenta em duas variantes: Seal Design disponível por 46.990 euros e Seal Excelence por 47.990 euros.
A gama de modelos contempla seis cores de carroçaria e duas cores de acabamento interior. Todas as versões do BYD Seal são oferecidas com excelentes condições de garantia de série, as quais consistem em seis anos ou 150.0000km de garantia do fabricante e oito anos ou 200.00km de garantia para a bateria e o motor elétrico.
De forma a marcar o lançamento do modelo em Portugal a BYD oferece um ano de carregamento aos clientes que fizerem a compra do seu BYD Seal até ao final de fevereiro de 2024.
O impressionante BYD SEAL é um sedan desportivo e dinâmico do segmento D, o segundo da série BYD Ocean, que utiliza a nova linguagem de design “Ocean Aesthetics” da marca. O modelo dá razão à emoção com uma aparência elegante e desportiva, bem como com um elevado nível de conforto e funcionalidade para cinco ocupantes, um habitáculo espaçoso e uma excelente gama de equipamentos.
O BYD Seal foi construído com base na plataforma e-Platform 3.0 da BYD, concebida exclusivamente para veículos 100% elétricos. Notavelmente, o BYD Seal é o primeiro veículo a implementar a tecnologia altamente avançada Cell-to-Body (CTB) da BYD, que oferece uma diferença essencial e garante níveis excecionais de segurança, rigidez torsional, dinâmica de condução e utilização do espaço. A tecnologia Cell-to-Body traduz-se no facto de a bateria ser incorporada em toda a estrutura do veículo.
Tal como todos os veículos de passageiros da BYD comercializados na Europa, o BYD Seal está equipado de série com uma bateria BYD Blade Battery. Adicionalmente, o BYD Seal é fornecido de série com um sistema de bomba de calor de alta eficiência.
Versões de tração traseira ou integral
Disponível em Portugal com dois níveis de equipamento, Design e Excellence-AWD, o novíssimo BYD Seal é proposto com uma opção de duas unidades de tração, ambas com uma capacidade de bateria de 82,5 kWh. A versão monomotor com tração traseira (BYD Seal Design) tem uma potência de 230 kW (313 cavalos) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. A autonomia está fixada em 570 quilómetros (ciclo combinado WLTP).
O BYD Seal está também disponível com tração às quatro rodas (BYD Seal Excellence-AWD) com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro (160 kW/217cv + 230 kW/313 cv), resultando numa potência total combinada de 390 kW (530 cv). Esta versão Excellence-AWD é um verdadeiro desportivo que acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 s, enquanto a autonomia é fixada em 520 quilómetros (ciclo combinado WLTP).
O BYD Seal disponibiliza, de série, um carregador trifásico incorporado de 11 kW para carregamento em corrente alternada e pode ser carregado rapidamente num posto de carregamento ultrarrápido em corrente contínua com 150 kW. Com esta potência, a bateria pode ser carregada de 30% a 80% em apenas 26 minutos.
O carácter prático reflete-se ainda mais na bagageira de 400 litros e numa “bagageira” adicional de 53 litros sob o capot (versão de tração traseira). O BYD Seal tem um ecrã rotativo de 15,6”, equipado com a função de controlo de voz inteligente, que pode ser ativada com o comando de voz “Hey BYD”, e integração perfeita de smartphones através do Android Auto ou Apple CarPlay. Também possui um painel LCD de instrumentação completa de 10,25”, ao passo que a impressionante coluna de 12 altifalantes Dynaudio Performance Audio System proporciona um som de qualidade superior.
Artigo por Rui Reis