Apesar de ter conduzido os giallorossi a duas finais europeias consecutivas, José Mourinho não resistiu aos recentes maus resultados.
A AS Roma anunciou, esta terça-feira (16 de janeiro), a demissão de José Mourinho do cargo de treinador. O técnico português, que comandava a equipa romana desde maio de 2021 e tinha contrato até ao final da presente época 2023/24, foi dispensado das suas funções com efeitos imediatos devido aos resultados, que estavam a ser aquém das expectativas para os adeptos e para a direção do emblema italiano. Este despedimento ocorre doze dias depois do também português Tiago Pinto ter anunciado que vai deixar o cargo de diretor geral da AS Roma no final do presente mês de janeiro.
O anúncio foi feito através de um comunicado nas redes sociais do clube da capital de Itália, no qual a AS Roma agradeceu a José Mourinho “pela sua paixão e empenho desde a sua chegada aos giallorossi [alcunha do clube]“, antes de expressar que “teremos sempre boas recordações da sua passagem pela AS Roma, mas acreditamos que uma mudança imediata é o melhor para os interesses do clube. Desejamos ao José [Mourinho] e aos seus assistentes as maiores felicidades nos seus futuros desafios”.
L’AS Roma annuncia che José Mourinho e i suoi collaboratori tecnici lasceranno il Club con effetto immediato.
Ulteriori aggiornamenti riguardo la nuova guida tecnica della Prima Squadra saranno comunicati a breve.
📄 https://t.co/04lO7mZhSn#ASRoma pic.twitter.com/mdUQLupmAy
— AS Roma (@OfficialASRoma) January 16, 2024
Durante os quase três anos que orientou a AS Roma, José Mourinho conduziu os giallorossi à vitória na Liga Conferência (Conference League) em maio de 2022, um feito inédito para o clube romano, e à final da Liga Europa (Europa League) – terceira e segunda competição de clubes da UEFA, respetivamente – na temporada passada, onde perdeu nas grandes penalidades frente aos espanhóis do Sevilha. No total, o técnico português liderou a equipa da capital italiana num total de 137 jogos, com um registo de 68 vitórias, 31 empates e 38 derrotas.
A AS Roma, atualmente 9ª classificada no campeonato italiano, tem enfrentado algumas dificuldades e nos últimos 10 jogos, somou quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Uma destas derrotas foi diante da rival Lazio (dérbi romano), que ditou a eliminação da Taça de Itália nos quartos de final da prova. Já na liga, os giallorossi estão a cinco pontos do 4º classificado, o último lugar que dá acesso à Liga dos Campeões (Champions League) – a primeira e mais prestigiada competição de clubes da UEFA.
José Mourinho, que já comandou clubes como FC Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United e Tottenham, conta com um impressionante currículo, onde se destaca a conquista de duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa, uma Liga Conferência, duas Ligas portuguesas, três Ligas inglesas, duas Ligas italianas, uma Liga espanhola, entre muitas outras taças domésticas, e a partir de agora fica a questão: Qual será o próximo desafio do ‘Special One’? Alguns rumores apontam o treinador à Arábia Saudita – onde joga o madeirense Cristiano Ronaldo (Al Nassr) –, com o próprio a já ter admitido que um dia irá treinar no país árabe, mas por enquanto não há nada oficializado para o treinador português que ao longo da sua carreira foi despedido seis vezes, acumulando um total de 93 milhões de euros (93.000.000€) só em indemnizações.
AS Roma anuncia novo treinador:
Entretanto, a AS Roma anunciou o sucessor de José Mourinho no comando técnico dos romanos, com a opção a recair em Daniele De Rossi. O clube da capital italiana comunicou que o antigo jogador – representou o emblema romano entre 2001 e 2019, onde realizou 616 jogos (2º jogador com mais jogos pela AS Roma, atrás da lenda romana Francesco Totti) e marcou 63 golos – e capitão dos giallorossi vai assumir a equipa até ao final desta temporada 2023/24.
L’AS Roma è lieta di annunciare che Daniele De Rossi è stato nominato nuovo Responsabile Tecnico della Prima Squadra fino al 30 giugno 2024.
Bentornato a casa, Daniele! 💛❤️
📄 https://t.co/S5B8jUnZ4K#ASRoma pic.twitter.com/tDGZbWqDwM
— AS Roma (@OfficialASRoma) January 16, 2024