O ‘idealista’ já divulgou os dados do relatório anual de arrendamento das casas em Portugal e verificou-se um aumento de 5,1% num ano.
As rendas das casas em Portugal aumentaram 5,1% em outubro, face ao período homólogo. De acordo com o índice de preços do ‘idealista’, arrendar casa em Lisboa e no Porto ficou 5,3% e 6,1% mais caro, respetivamente.
Com um custo de 16,1€ por m2 o preço aumentou e apesar de Lisboa continuar a ser a cidade em que é mais caro arrendar casa, houve subidas significativas em várias cidades portuguesas.
A cidade que registou um maior crescimento foi Coimbra com um aumento de 11%, seguindo-se Funchal com 10,9% e Viseu com 10,3%. Em Leiria, os preços das casas mantiveram-se estáveis.
No entanto, também existiram locais que verificaram uma descida nos preços das casas para arrendar, em Évora verificou-se que as casas ficaram 3,6% mais baratas e em Aveiro 1,4%.
Para realizar o índice de preços imobiliários do ‘idealista’, são analisados os preços de oferta (tendo em conta, os metros quadrados construídos) dos anúncios feitos na plataforma ‘idealista’.