
A gastronomia portuguesa é uma das mais ricas e diversas do mundo, e o ÀCosta by Olivier Lisboa acaba de lançar um projeto que celebra essa autenticidade. Chama-se “ÀMesa com…” e traz à capital, todos os meses, um restaurante de referência de Norte a Sul do país, oferecendo aos clientes um menu de degustação exclusivo e uma experiência única à mesa.
Olivier da Costa, chefpreneur e mentor do conceito, pretende transformar o ÀCosta by Olivier Lisboa numa verdadeira “Meca” da cozinha portuguesa, proporcionando uma viagem sensorial sem que os clientes precisem de sair de Lisboa. “Queremos criar um espaço onde se possa provar o melhor da gastronomia nacional sem ter de percorrer quilómetros. Com o ‘ÀMesa com…’, damos palco a chefs e conceitos de excelência e proporcionamos experiências gastronómicas irrepetíveis, com sabores genuínos das várias regiões”, explica.
Primeira edição com sabor a Algarve
A primeira edição desta iniciativa acontece nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro e conta com um convidado de peso: a histórica Adega Vila Lisa, referência gastronómica do Algarve desde os anos 80. Situada na Mexilhoeira Grande, em Portimão, a Adega Vila Lisa ficou conhecida por não ter ementa fixa – os clientes comiam o que havia no dia, sempre com a garantia de pratos fiéis à tradição algarvia.
Para o “ÀMesa com…”, a Adega Vila Lisa preparou um menu de degustação que transporta os sabores algarvios para Lisboa. A experiência começa com entradas como Tomatada, Batata de Alhada, Requeijão e Morcela e Biqueirão Anchovado. Nos pratos principais, destacam-se a tradicional Canja de Amêijoas, o Polvo Assado no Forno com Batata e o Caldo de Grão com Rabo de Boi. A viagem termina com uma seleção de doces típicos: Arrepiados de Amêndoa e Queijo de Figo e Amêndoa, acompanhados por Café de Saco e Medronho.
O menu tem um valor de 50€ por pessoa (bebidas não incluídas) e as reservas podem ser feitas através do telefone +351 21 052 2724, do e-mail acostalisboa@olivier.pt ou diretamente no site da marca.
Com esta iniciativa, o ÀCosta by Olivier Lisboa não só reforça o seu papel na valorização da gastronomia nacional, como cria oportunidades para que os lisboetas (e não só) descubram, sem sair da capital, o que de melhor se cozinha pelo país fora.
Artigo por New Men



