A Volvo nunca foi uma marca de respostas óbvias. Sempre pensou à frente, antecipou tendências e, muitas vezes, redefiniu padrões na indústria automóvel. O EX30 não é exceção. Se o EX90 representa uma casa de campo escandinava sobre rodas, o EX30 é um loft moderno no coração de Estocolmo – compacto, funcional, tecnologicamente avançado e carregado de personalidade. Pequeno no tamanho, mas enorme na ambição, este é o Volvo que pode mudar o jogo. A Newmen passou uma semana ao volante do bem sucedido SUV compacto da Volvo e conta-lhe como foi.
Design: Minimalismo sem compromissos
O EX30 é o SUV mais pequeno da Volvo até hoje, mas não parece. Com 4,23 metros de comprimento, é mais curto que um Peugeot e-2008 ou um Jeep Avenger, mas cada linha da carroçaria foi pensada para transmitir robustez e sofisticação. O capô esculpido, os ombros largos e os faróis LED com assinatura “Martelo de Thor” garantem que este SUV compacto não passa despercebido.
O design segue a estética escandinava – formas limpas, proporções equilibradas e uma aerodinâmica refinada. Pequenos detalhes fazem toda a diferença, como a dianteira fechada típica dos elétricos Volvo e as jantes de grandes dimensões, que reforçam a postura musculada. Disponível em cinco cores vibrantes, o EX30 pode ser discreto ou expressivo, dependendo da personalidade do condutor. E para os que querem ir mais além, a versão Cross Country, prevista para meados de 2025, adicionará mais altura ao solo e proteções extra para um toque aventureiro.
Faz falta um painel de instrumentos
Se por fora o EX30 impressiona, por dentro rompe com algumas convenções da Volvo. Sim, a marca levou a sua filosofia de “menos é mais” ao extremo e eliminou o painel de instrumentos tradicional. Quase tudo se concentra num único ecrã central de 12,3 polegadas, incluindo o velocímetro e até comandos básicos como o ajuste dos retrovisores. A decisão é ousada e pode dividir opiniões – quem adora tecnologia e interfaces limpos vai sentir-se em casa; quem prefere botões físicos pode demorar a adaptar-se. Para sermos honestos, a falta de uma instrumentação convencional é difícil de justificar. Esperemos pelo restyling para ver se a Volvo dá a volta à questão.
Mas o habitáculo do EX30 tem outra carta na manga: a sustentabilidade. Cerca de 25% dos plásticos do habitáculo são reciclados, a maior percentagem já usada num Volvo. Os revestimentos são feitos de materiais inovadores, como denim reciclado e fibras naturais, reduzindo o impacto ambiental sem comprometer a sensação premium. Minimalismo inteligente, sem perder identidade.
O espaço traseiro, contudo, pode ser uma questão de perspetiva. Para dois adultos, é aceitável; para três, torna-se um suplicio. A não ser que seja inverno e se sinta reconfortado estando ao “colo” do vizinho do lado. Nestas situações, o banco do meio parece mais decorativo do que funcional.
O equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho
Apesar do formato compacto, o EX30 não é apenas um citadino. A Volvo quis garantir que a experiência de condução se mantivesse fiel ao seu ADN, apostando num centro de gravidade baixo e numa afinação do chassis pensada para equilibrar conforto e resposta dinâmica.
A versão Single Motor Extended Range, equipada com um motor traseiro de 272 cv e 343 Nm de binário, revela-se ágil e previsível. Os 0-100 km/h em 5,3 segundos são mais do que suficientes para um SUV desta categoria, e a tração traseira garante uma condução fluida e envolvente, ainda que sem qualquer ponta de agilidade. Até porque a panóplia de ADAS não o permite. Já a direção é leve e precisa e os travões apresentam um excelente tato.
A suspensão absorve especialmente bem as irregularidades em cidade, embora possa revelar alguma oscilação em estradas degradadas. No geral, o EX30 é um SUV compacto equilibrado e previsível, sem surpresas desagradáveis ao volante e muito, mas mesmo muito, fácil de conduzir.
Pronto para viajar
A autonomia tem sido um dos grandes desafios dos elétricos compactos, mas o EX30 responde com uma opção equilibrada para o dia a dia e viagens mais longas. A versão Single Motor Extended Range, com bateria NMC de 69 kWh, oferece 476 km de autonomia (WLTP), valor que, na prática, ronda os 400 km reais, dependendo do estilo de condução. Os consumos médios também são bastante competitivos. Se tiver algum cuidado com o protagonismo dado ao pé direito, é possível fazer médias na casa dos 17 kWh/100 km.
O carregamento também está bem otimizado. Em postos de carregamento rápido até 153 kW, é possível carregar dos 10 aos 80% em apenas 25 minutos. Para quem carrega em casa, a versão Ultra suporta carregamento AC até 22 kW, reduzindo o tempo de carga para cerca de três horas.
Se há coisa que o EX30 faz bem, é equilibrar autonomia realista com tempos de carregamento competitivos. Um companheiro versátil, tanto para deslocações diárias como para viagens mais longas.
Arrumação inteligente, mas com limitações
Com 318 litros de capacidade, a bagageira do EX30 não lidera o segmento, ficando abaixo de rivais como o Smart #1 e o Volkswagen ID.3, por exemplo. No entanto, a Volvo soube otimizar o espaço com um fundo falso para arrumação dos cabos de carregamento e um pequeno frunk de 7 litros na dianteira.
A consola central modular é um dos pontos altos do design interior, adaptando-se conforme necessário. Mas quem precisa de mais espaço para passageiros ou bagagem poderá encontrar opções mais generosas no mercado.
Um Volvo revolucionário? sim! sem falhas? não!
O Volvo EX30 é muito mais do que um SUV elétrico compacto. É um manifesto sobre o futuro da marca e uma peça-chave na transição para um portefólio 100% elétrico e mais próximo de um público alvo mais jovem. Pequeno, bem equipado e mais acessível do que qualquer outro modelo da Volvo, este SUV quer conquistar uma nova geração de clientes.
Mas não é perfeito. O sistema de infotainment poderia ser mais intuitivo, o espaço traseiro é limitado e a ausência de um painel de instrumentos convencional pode não agradar a todos. Ainda assim, o EX30 compensa com autonomia generosa, carregamento rápido e um preço competitivo para um elétrico premium.
A Volvo precisava que o EX30 fosse um sucesso e, pelos vistos, acertou em cheio. Se procuras um elétrico compacto, eficiente e sofisticado, este Volvo tem muito para oferecer.
ficha técnica (versão Single Motor Extended Range)
- Motor: Elétrico, tração traseira
- Potência: 272 cv
- Binário: 343 Nm
- 0-100 km/h: 5,3 s
- Bateria: 69 kWh (NMC)
- Autonomia: 476 km (WLTP)
- Carregamento DC: 10-80% em 25 min (153 kW)
- Preço: Desde 37.894€ (Portugal)
Artigo por Rui Reis