O Circuito do Estoril foi o palco escolhido para a apresentação oficial da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal para a época 2025. Mais do que um simples evento, foi uma afirmação clara do compromisso da marca com o desporto automóvel nacional.
Com presença reforçada em três disciplinas – Todo-o-Terreno (CPTT), Velocidade (CPV) e Ralis (CPR) – a Toyota aposta forte, trazendo três máquinas de competição que prometem ser protagonistas: Hilux T1+ Evo, GR Supra GT4 Evo2 e GR Yaris Rally2.
Este é um projeto único em Portugal, refletindo a visão global da TOYOTA GAZOO Racing, cuja presença nas maiores competições internacionais tem sido sinónimo de inovação, sustentabilidade e, claro, sucesso.
Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) – A Nova Hilux T1+ Evo
A Toyota Hilux tem um legado de resistência e triunfo, comprovado pelo recente sucesso no Dakar 2025, onde venceu com um combustível neutro em carbono. Em Portugal, a máquina nipónica continua a ser a arma de eleição de João Ramos e Jorge Carvalho, prontos para mais uma temporada no CPTT.
Especificações Técnicas – Toyota Hilux T1+ Evo
Motor: 3.5L V6 Bi-Turbo
Potência: 400 cv
Binário: 660 Nm
Transmissão: SADEV 6-velocidades sequencial
Tração: 4×4 permanente
Chassis: Tubular de alta resistência
Suspensão: Triângulos sobrepostos, curso de 350 mm
Travões: Discos ventilados de 320 mm (com refrigeração)
Peso: 2.010 kg. Dimensões: 4.810 mm (C) x 2.300 mm (L) x 1.900 mm (A)
Pneus: BF Goodrich 37”
Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) – A Consolidação do GR Supra GT4 Evo2
Após um ano de estreia promissor na velocidade, a Toyota reforça a aposta no GR Supra GT4 Evo2, um carro que dominou os GTs no campeonato português, espanhol e ibérico em 2024.
Francisco Mora será um dos pilotos oficiais da equipa, enquanto o nome do segundo piloto será revelado em breve.
Especificações Técnicas – GR Supra GT4 Evo2
Motor: 3.0L 6 cilindros em linha Twin-Scroll Turbo
Potência: 430 cv @ 7.200 rpm
Binário: 660 Nm @ 4.200 rpm
Transmissão: ZF Automática de 7 velocidades com patilhas
Tração: Traseira (RWD)
Chassis: Monocoque em alumínio com roll-cage FIA
Suspensão: KW ajustável de 3 vias Dimensões: 4.460 mm (C) x 1.855 mm (L) x 1.250 mm (A)
Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) – Kris Meeke e o GR Yaris Rally2 em Busca do Título
O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) continua a ser a prova-rainha do automobilismo nacional, com milhares de adeptos a acompanhar cada prova.
Para 2025, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal entra em força com o GR Yaris Rally2, agora com um programa a tempo inteiro, e uma dupla de peso: Kris Meeke e Stuart Loudon.
Após um segundo lugar no Rali Vinho da Madeira 2024, a equipa aposta na consistência e na luta pelas vitórias.
Especificações Técnicas – GR Yaris Rally2
Motor: 1.6L 3 cilindros em linha Turbo
Potência: 290 cv @ 6.500 rpm
Binário: 450 Nm @ 3.500 rpm
Transmissão: Sequencial 5 velocidades
Tração: AWD permanente com diferenciais ajustáveis
Suspensão:** MacPherson (F/T) com curso otimizado para terra e asfalto
Travões: Discos ventilados 300 mm (terra) / 355 mm (asfalto, frente) / 300 mm (asfalto, traseira)
Peso: 1.230 kg
Dimensões: 3.995 mm (C) x 1.820 mm (L) x 1.470 mm (A)
Aerodinâmica: Novo difusor traseiro e splitter dianteiro para maior eficiência
Toyota pronta para dominar em 2025
Com uma presença forte em três frentes, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal apresenta-se como uma das equipas mais ambiciosas da época.
A nova Hilux T1+ Evo, o poderoso GR Supra GT4 Evo2 e o competitivo GR Yaris Rally2 representam a filosofia da marca: “Pushing the Limits for Better”.
Artigo por Rui Reis