A Renault acaba de revelar um novo C SUV compacto que ficará posicionado entre o Captur e o Austral. Batizado Symbioz, a nova proposta da marca gaulesa tem 4,41 m de comprimento e vem completar a gama E-Tech full hybrid, que já inclui o Arkana (4,57 m) e o Austral (4,51 m).
Como não podia deixar de ser, o Symbioz está equipado com o melhor das tecnologias Renault. Incluindo o sistema multimédia OpenR Link com Google incorporado, bem como o teto em vidro panorâmico opacificante Solarbay. A versão Iconic está equipada com 29 ajudas à condução de nova geração para uma segurança e um conforto de condução optimizados.
Com uma capacidade de bagageira de até 624 litros – excecional num automóvel destas dimensões – e uma disposição modular com um banco corrido que se rebate para criar um piso plano, o Symbioz está ao nível dos melhores da sua classe.
Descrito como um novo automóvel familiar, ecológico e económico, o Symbioz pesa menos de 1500 kg e vem equipado com o grupo motopropulsor E-Tech full hybrid 145.
Apoiando-se na experiência da Renault na Fórmula 1, nomeadamente em matéria de recuperação e regeneração de energia, este E-Tech full-hybrid oferece um desempenho dinâmico e eficaz. A arquitetura híbrida série-paralela associa dois motores elétricos (um e-motor de 36 kW e um HSG – High-Voltage Starter Generator de 18 kW) a um motor a gasolina de 4 cilindros, 1,6 L, com 69 kW (94 cv) associado a uma caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem e a uma bateria de 1,2 kWh.
A caixa de velocidades tem 4 relações para o motor a gasolina e 2 mudanças para o motor elétrico principal. O grupo motopropulsor E-Tech full hybrid 145 combina o funcionamento do motor de combustão e do motor elétrico em até 14 modos diferentes para otimizar a eficiência do combustível.
Até 80% do tempo em modo elétrico
O Symbioz arranca sempre em modo elétrico, permitindo que circule em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade, com uma poupança de combustível de até 40% em ciclo urbano quando comparado com um motor a gasolina convencional. Em autoestrada, o grupo motopropulsor foi concebido para permitir que o motor de combustão accione diretamente as rodas, sem que os motores elétricos funcionem em vazio, como nos sistemas híbridos convencionais. Com esta tecnologia Renault, o Symbioz optimiza o consumo de combustível em todos os trajetos, com um ciclo WLTP calculado em 4,6 litros/100 km.
Tal como o Novo Clio e o Novo Captur, o Symbioz dispõe da nova função “E-Save”, activada por um botão situado à esquerda do volante. O objetivo desta função é melhorar o conforto de condução e otimizar o consumo de combustível, mantendo a carga da bateria a um nível de, pelo menos, 40%, para garantir que o automóvel dispõe sempre de potência suficiente para transpor declives sem perder velocidade ou para ultrapassar apenas com o motor elétrico como reforço, sem exigir mais do motor de combustão e sem forçar um kick-down, que é muitas vezes visto como uma fonte de poluição sonora.
O Symbioz vem igualmente equipado com uma função de condução híbrida preditiva, que maximiza a utilização da energia elétrica em detrimento da energia da combustão para reduzir o consumo de combustível. Utilizando os dados fornecidos pela função de cartografia ligada (Google Maps), tem em conta a topografia (colinas, descidas, etc.), o tempo de viagem e o tráfego. Estes dados são previamente processados pelo sistema de gestão da bateria, permitindo-lhe maximizar a utilização da energia elétrica.
Artigo por Rui Reis