Após a visita que os Escanções de Portugal realizaram à Casa Relvas, na qual se fez uma prova de vários vinhos, nasceu a vontade de produzir um vinho em conjunto.
Alexandre Relvas (CEO da Casa Relvas) e Tiago Paula (presidente da Associação de Escanções), com as suas equipas, quiseram que a ideia passasse a ser uma realidade, como forma de apoiar o processo de formação destes profissionais do setor vínico.
Assim nasceu o Sommelier Edition, disponível nas variantes tinto e branco (com o tinto a ser engarrafado em formatos de 0,75
e 1,5 litros (Magnun)
O Sommelier Edition Branco 2022, um blend das castas Arinto e Antão Vaz, mostra uma boa complexidade aromática com notas de mel e frutos secos. Na boca apresenta boa frescura, uma acidez fina, num conjunto harmonioso.
Metade estagiou em barricas usadas de carvalho francês e foram 10.000 garrafas, no mercado com um PVP de 15 euros.
Dica – Este Edition Branco faz um bom casamento com carnes brancas, peixes assados no forno e bacalhau.
O Sommelier Edition tinto 2021 é feito com o trio de castas Touriga Franca, Alicante Bouschet e Touriga Nacional e teve um estágio de 6 meses em tonel.
De aroma complexo e apelativo com notas de frutos vermelhos maduros, flores brancas e especiarias e um toque de baunilha, na boca mostra-se redondo, rico e volumoso, com uma acidez equilibrada e taninos finos, de final longo e complexo. Foram feitas 20 garrafas com o PVP de 15 euros. Foram feitas 500 magnum com o PVP de 30 euros.
Dica – Liga bem com com pratos de caça, carnes vermelhas e guisados.
Estes vinhos também querem contribuir para a formação técnica e para a aquisição de conhecimento por parte dos escanções portugueses. Para este efeito, por cada garrafa vendida, a Casa Relvas contribui com um valor simbólico de 50 cêntimos, doados à área de formação da Associação dos Escanções de Portugal.
Pode ver mais artigos aqui.