A Renault vai levar ao Salão Automóvel de Paris, entre os próximos dias 14 e 20 de outubro, o protótipo do Twingo E-Tech 100% elétrico.
O icónico modelo da Renault que, em 1992, revolucionou o mundo automóvel, fez dele um exemplo perfeito do que a Renault quer dizer com “os automóveis para serem vividos”. O protótipo Twingo E-Tech reacende essa chama original, como um automóvel 100% elétrico desenhado para a condução urbana sem compromissos.
O protótipo Twingo E-Tech 100% elétrico é original, inteligente, adequado ao mundo atual e tão surpreendente quanto o original, que surgiu com a sua silhueta minimalista de monovolume, faróis irreverentes, agilidade notável e espírito alegre.
Estética cativante
A pegada reduzida do Twingo E-Tech 100% elétrico mantém-no ágil nas cidades, com as suas cinco portas a tornarem-no altamente prático. A silhueta de monovolume inclui um teto fixo em vidro, que enche o interior espaçoso de luz, e reflete a filosofia da Renault de “voitures à vivre”.
Uma série de detalhes inspirados no primeiro Twingo acentuam o caráter deste protótipo, aprimorando as suas proporções modernas e as superfícies de aspeto fluido. As atualizações modernas da superfície, juntamente com detalhes originais, como os faróis (agora integrados em anéis LED flutuantes), combinam um visual tecnológico e atraente.
O design da traseira deste protótipo faz lembrar a emblemática traseira do Twingo original, com a moldura preta em torno do vidro traseiro a adicionar um toque moderno. As luzes traseiras salientes, com o mesmo formato dos faróis dianteiros, conferem ao automóvel uma sensação de alta tecnologia. O logótipo “Twingo”, no centro da bagageira, adiciona um toque de alegria.
O protótipo Twingo E-Tech 100% elétrico é mais do que um automóvel: tem também uma “cara” inconfundível. O seu visual expressivo e cativante resulta dos faróis e das linhas da frente, encimadas pelo emblema da marca. Algo nele transmite uma sensação de cumplicidade e de familiaridade.
Redondo, radiante e simpático
Os faróis, diretamente inspirados na primeira geração, são mais um aspeto do caráter apelativo do protótipo Twingo E-Tech 100% elétrico, tornando-o único na sua classe. Os faróis sobressaem da carroçaria, conferindo-lhe um visual original, moderno e tecnológico.
Um teto em vidro e um interior cheio de luz
O protótipo Twingo E-Tech 100% elétrico tem um amplo teto em vidro que enche o habitáculo de luz natural e o ‘abre’ ao ambiente exterior.
As icónicas pegas redondas renovadas
As memoráveis pegas das duas portas de cada lado são herdadas do modelo de 1992 – agora com uma borda redonda que se ilumina.
Detalhes visuais
As três pequenas aberturas no capô não existem para deixar o ar entrar no motor (este futuro automóvel elétrico urbano não precisa delas): são uma homenagem ao legado do automóvel.
Na parte da frente do capot, um ecrã apresenta o logótipo que ganha vida. Quanto ao farol dianteiro, apaga-se sub-repticiamente, como um piscar de olhos.
O protótipo Twingo E-Tech 100% elétrico é o próximo capítulo de uma história que começou há mais de 30 anos e antecipa o Twingo de quarta geração, que estará disponível em 2026.
Desenvolvido pela Ampere, com o objetivo de oferecer um preço de entrada acessível, cumpre a promessa da Renault de tornar a mobilidade elétrica uma realidade para mais pessoas – tal como faz com outros modelos da sua gama elétrica: Renault 5 E-Tech 100% elétrico, Renault 4 E-Tech 100% elétrico, Megane E-Tech 100% elétrico e Scenic E-Tech 100% elétrico.
Artigo por Rui Reis