
Projeto prevê reduzir o impacto dos resíduos de plástico e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de emprego estáveis e dignos para a população do Mali.
Bamako, a capital do Mali, está a enfrentar uma grave crise ambiental, exacerbada pela acumulação descontrolada de resíduos, pela queima de resíduos a céu aberto e pela desflorestação generalizada para produzir carvão vegetal. Esta situação não só polui o ambiente e acelera a desertificação, como também põe em risco a saúde pública e limita as oportunidades de desenvolvimento.
Em resposta a este desafio, a ONG Ajuda em Ação, juntamente com a Indorama Ventures e o IMG Group, assinaram um acordo de colaboração através da rede adaPETation para reforçar a reciclagem de plástico em Bamako, através da iniciativa Plastic2Prosperity.
O principal objetivo da aliança é criar oportunidades socioeconómicas para a população de Bamako e para os deslocados pelo conflito no norte do país, através da economia circular. Esta parceria visa demonstrar como a reciclagem não só beneficia o ambiente, mas também gera oportunidades socioeconómicas em contextos complexos
O Bamagreen é o primeiro projeto do programa Plastic2Prosperity da rede adaPETation, criada pelo Grupo IMG.
Um dos principais grupos-alvo deste projeto é a população deslocada que vive em Bamako, com especial incidência na criação de emprego estável e de rendimentos para as mulheres e os jovens.
Prevê-se que pelo menos 1 950 pessoas – 40% das quais mulheres – estejam diretamente envolvidas. Além disso, mais de 100 mil pessoas beneficiarão de campanhas de sensibilização e de esforços de recolha de resíduos.
O projeto irá também reforçar a unidade de reciclagem da empresa social maliana Ecobuild e implementar um programa integrado de reflorestação e sensibilização ambiental na cidade.
“A Bamagreen personifica tudo o que pretendemos alcançar com o adaPETation: transformar um desafio ambiental numa oportunidade para capacitar as pessoas, regenerar comunidades e construir um futuro mais justo”, diz Carlota Calonje, Diretora de Impacto Social do Grupo IMG. “Este projeto é apenas o início. O nosso objetivo é continuar a construir parcerias para aumentar este impacto noutros locais onde o plástico é parte do problema – e da solução.”
Com a Bamagreen, é dado o primeiro passo para uma economia circular mais inclusiva e regenerativa, criando oportunidades de emprego digno e abrindo caminho para um futuro mais limpo e mais justo para todos.
