A incerteza de não saber se vai ser necessário ou não pagar IRS pode ser desconcertante, mas o novo simulador de IRS gratuito da Coverflex promete uma previsão mais adequada sobre qual será o cenário de cada contribuinte.
Com a entrega do IRS a começar em abril, esta ferramenta passa a estar, a partir de hoje, disponível para calcular o imposto a pagar ou a receber este ano, relativamente aos rendimentos de 2023.
Este simulador de IRS aposta, simultaneamente, na simplicidade de utilização e no detalhe da informação para obter resultados mais precisos. Permite prever o valor que pode receber ou pagar para se preparar para esses cenários antes da entrega oficial do IRS. A entrega da declaração de IRS começa a 1 de abril e termina a 30 de junho.
O processo é simples: basta apenas inserir informações pessoais básicas como o estado civil, a idade, detalhar os rendimentos auferidos em 2023 e obter, no Portal das Finanças, as deduções à coleta aplicáveis relativamente ao ano anterior. O simulador faz o resto e estima se haverá lugar a pagamento ou reembolso de IRS, e em que valor.
“O objetivo principal deste simulador será, como em tudo o que fazemos, descomplicar. Da compensação às finanças, queremos que as pessoas possam saber exatamente com o que contar e, por isso, adicionámos características que permitem obter uma previsão cada vez mais certeira. Esta ferramenta promete clarificar o processo que deverá ser feito no Portal das Finanças em abril”, explica Inês Odila, Country Manager Portugal da Coverflex.
Esta nova ferramenta dedicada ao IRS vem juntar-se ao simulador de salário líquido já desenvolvido pela start-upportuguesa, permitindo antecipar cenários e contribuir para uma tomada de decisão financeira mais informada e consciente.
A par disto, a Coverflex disponibiliza ainda vários outros formatos de apoio à gestão financeira, desde e-books a artigos de blogue, no seu site, nos quais são exploradas e explicadas áreas como Seguros, Compensação e Benefícios.
Pode ver mais artigos aqui.