A Ravasqueira lançou recentemente no mercado a segunda edição do Vinha das Romãs Blanc de Noirs, como o nome indica um vinho de cor branca, mas com o ADN de um tinto, ou não fosse originário de uvas Touriga Franca e Syrah.
Trata-se de um vinho que pede comida, com boa acidez, taninos presentes, embora muito civilizados, muita fruta de caroço no aroma, notas cítricas e de romã e sugestões de barrrica onde estagiou. A acidez presente é equilibrada pela fruta.
Mas, dirão algumas pessoas menos habituadas as estas “feitiçarias” de vinhos sem cor feitos de uvas com cor: – Que feitiço ou milagre será esse? Não haverá por aí a utilização de produtos químicos?
Pois nada disso. Há-de reparar que na maioria dos cachos de uvas de castas tintas o sumo é branco, estando a cor na pele da uva (chamam-se antocianinas a esses pigmentos). Assim, basta espremer a uva sem deixar ficar o mosto em contacto com a película e teremos um vinho branco de uvas tintas. Fácil!
É evidente que há castas de uvas com que não se pode fazer este tipo de vinho, como são exemplos a Alicante Bouschet, Vinhão e Sousão, em que as antocianinas estão presentes no sumo e na película.
Atrás referimos que se nota no aroma umas ligeiras notas a romã e isso está ligado eu nome do vinho: Vinha das Romãs. Porquê? É que nessa parcela era um romanzal que em 2002 deu lugar a vinha. Ficaram as raízes das romanzeiras que se foram entrelaçando com as das videiras, transmitindo-lhe algum do seu ADN.
20,90€ | Álcool 12,5% | Acidez total 5,9 | pH 3,3| 14.040 grfs
A Ravasqueira é propriedade da família Mello desde 1943. Foi comprada por Dom Manuel de Mello e foi aí que seu filho José Manuel de Mello deu largas às suas duas grandes paixões. Primeiro pelo seu gosto pelo desporto da atrelagem e apuramento da raça do cavalo lusitano (há na propriedade uma belíssima colecção de carros de cavalos) e, mais tarde, a partir de 1998, para colmatar a segunda paixão, dá início à plantação de vinha.
Refira-se que uma equipagem constituída por 4 cavalos Lusitanos, criados na Ravasqueira conquistou, na Bélgica o Campeonato do Mundo de Atrelagem em 1996.
Em 2003 foi lançado o primeiro vinho e, em 2005 surgiu o Vinha das Romãs, tinto, obviamente.
Desde aí a Ravasqueira não deixou de crescer, lançando novas marcas, aprimorando-se sem parar.
Actualmente Pedro Pereira Gonçalves é o Administrador da empresa, estando a direcção geral da enologia a cargo de David Baverstock (australiano a viver em Portugal desde 1982) e de Vasco Rosa Santos, Director de Operações.
Preço: 20,90