Diante da seleção da Suécia, os golos de Portugal foram marcados por Rafael Leão, Matheus Nunes, Bruno Fernandes, Bruma e Gonçalo Ramos.
A Seleção Nacional de Portugal deu início à sua preparação para o Euro 2024 com uma exibição muito positiva, que terminou com uma vitória frente à Suécia por 5-2 no Estádio D. Afonso Henriques (Guimarães).
O primeiro de dois jogos deste estágio de março não contou Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Rúben Neves, Vitinha, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo, que só irão marcar presença para o segundo jogo frente à Eslovénia na próxima terça-feira (26 de março) às 19h45, em Liubliana, e foi com estas baixas planeadas que o selecionador Roberto Martínez apresentou diante dos suecos um onze inicial com sete alterações relativamente ao último jogo realizado por Portugal – vitória por 2-0 contra a Islândia –, onde apenas Rúben Dias, João Palhinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva permaneceram.
Neste jogo de preparação para a maior prova de seleções da UEFA, a equipa portuguesa demonstrou que tem uma grande profundidade de bons jogadores à sua disposição – Roberto Martínez vai ter algumas dores de cabeça para escolher a lista final de 23 jogadores para o Europeu – e desde o apito inicial mostrou todo o seu poderio. Não foi de estranhar que o primeiro golo surgisse para os lados lusitanos, quando aos 24 minutos Rafael Leão abriu o marcador em Guimarães, num remate forte ao ângulo superior direito da baliza sueca.
Rafael Leão 😁
Portugal na frente 🇵🇹#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #portugal #suecia pic.twitter.com/bWDlFEDf1E
— sport tv (@sporttvportugal) March 21, 2024
Com o primeiro golo feito, Portugal não colocou o pé no travão e colocou a bola no fundo das redes por mais duas vezes antes do intervalo. O 2-0 surgiu na sequência de uma tabela entre Bernardo Silva e Rafael Leão, com o primeiro a assistir o médio Matheus Nunes que aproveitou o espaço concedido para rematar colocado junto ao poste, quando o relógio marcava o minuto 33. Já o terceiro golo da Seleção Nacional aconteceu aos 45’, quando Nélson Semedo se desmarcou pelo corredor direito de onde cruzou para Bruno Fernandes finalizar sem qualquer dificuldade.
Matheus Nunes a marcar 😎#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #portugal #suecia pic.twitter.com/zXFdkx1O9j
— sport tv (@sporttvportugal) March 21, 2024
Que qualidade 🔥
Bruno Fernandes faz o terceiro 😎#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #portugal #suecia pic.twitter.com/c06dDalROM
— sport tv (@sporttvportugal) March 21, 2024
Para a segunda parte, Roberto Martínez fez três substituições – saídas de Pepe, Nuno Mendes e Rafael Leão para as entradas de António Silva, Toti Gomes e Bruma – e mesmo com um resultado tranquilo, Portugal continuou a toada ofensiva e o 4-0 aconteceu aos 57 minutos, com Bruno Fernandes a ganhar o ressalto ao defesa sueco e a servir Bruma, que numa das primeiras vezes que tocou na bola acabou por registar logo um golo. O jogo estava a desenrolar-se para uma goleada portuguesa, mas no minuto seguinte (58’) o avançado bem conhecido dos adeptos lusos, Viktor Gyökeres, reduziu para 4-1.
Bruno Fernandes acreditou e ofereceu o golo a Bruma 🇵🇹#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #portugal #suecia pic.twitter.com/W0eMWkpIh3
— sport tv (@sporttvportugal) March 21, 2024
Viktor Gyökeres reduz!#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #portugal #suecia pic.twitter.com/MaE9wCi6yd
— sport tv (@sporttvportugal) March 21, 2024
Nesta fase da partida, o jogo começou a ficar partido e com isso as ocasiões começaram a surgir com mais frequência. Ao minuto 61, Portugal chegou à mão cheia de golos por intermédio de Gonçalo Ramos, que aproveitou da melhor forma o cruzamento de Nélson Semedo – segunda assistência para o lateral direito português. Foi com o marcador a registar um resultado de 5-1, que Roberto Martínez fez entrar Jota Silva, para o jogador de 24 anos fazer a sua estreia absoluta pela Seleção Nacional. Quando se pensava que o resultado estava fechado, ainda houve tempo para a Suécia fazer o seu segundo golo em Guimarães, fechando de forma definitiva o resultado em 5-2 através de Nilsson.
Gonçalo Ramos a fazer o quinto 🖐️#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #portugal #suecia pic.twitter.com/OX4bHWVnvw
— sport tv (@sporttvportugal) March 21, 2024
Uma estreia para nunca mais esquecer 🥹#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #portugal #suecia pic.twitter.com/iVEtxwOSf3
— sport tv (@sporttvportugal) March 21, 2024
Esta vitória marca o 11º triunfo de Portugal em 11 jogos (41 golos marcados e 4 sofridos) sob o comando de Roberto Martínez, que já se encontra a preparar o jogo diante da Eslovénia, na próxima terça-feira (26 de março), onde já vai contar com Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Rúben Neves, Vitinha, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo. Porém, o selecionador já anunciou que Rúben Dias, Toti Gomes, Nélson Semedo, João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Gonçalo Ramos vão ficar de fora do jogo que se realizará em Liubliana (capital da Eslovénia).
UEFA Euro 2024
Na competição que será realizada na Alemanha entre os dias 14 de junho e 14 de julho, Portugal foi sorteado no Grupo F, onde vai defrontar a Chéquia (18 de junho, às 20h00), a Turquia (22 de junho, às 17h00) e o vencedor do playoff C (26 de junho, às 20h00), que será decidido entre as seleções da Geórgia e da Grécia na próxima terça-feira (26 de março).
De relembrar ainda que, antes do Euro 2024, a Seleção Nacional vai ter mais três jogos de preparação e todos em território português. No dia 4 de junho no Estádio José Alvalade diante a Finlândia, no dia 8 de junho no Estádio Nacional (Jamor) contra a Croácia e no dia 11 de junho no Estádio Municipal de Aveiro frente à República da Irlanda.