O primeiro (super) desportivo 100% elétrico da Hyundai já está disponível para entrega em Portugal e tem um preço anunciado de 79 900€. O primeiro “cliente” do novo Ioniq 5 N Performance foi Miguel Oliveira que recebeu o seu exemplar pelas mãos da Hyundai Portugal.
Conheça o Ioniq 5 N Performance em dez passos:
- O Ioniq 5 N debita uma potência máxima de 650 cv e um binário máximo de 770 Nm (com a função N Grin Boost, que proporciona um impulso instantâneo dos motores duplos, aumentando a potência e o binário durante dez segundos).
- Capaz de atingir os 260 km/h de velocidade máxima, o Ioniq 5 N acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos (com o NGB ativado).
- Vem equipado com jantes de liga leve em alumínio forjado de 21”, desenvolvidas internamente, e pneus Pirelli P-Zero 275/35R21.
- O sistema de travagem de alto desempenho é apoiado por discos de travão de grandes dimensões com, respetivamente, 400 mm e 360 mm de diâmetro, à frente e atrás, e pinças dianteiras monobloco de quatro pistões com pastilhas de travão de elevado atrito.
- Um sistema de travagem regenerativo inspirado nos desportos motorizados garante um desempenho de travagem consistente, uma excelente gestão do calor e uma força de desaceleração máxima de 0,6 G – um valor líder na indústria.
- O controlo eletrónico de estabilidade (ESC) desportivo proporciona mais liberdade e mais ângulos de deslizamento ao condutor, em comparação com um ESC normal, o que aumenta o prazer de condução, mas também proporciona um maior apoio durante uma condução dinâmica.
- O Diferencial Eletrónico Autoblocante (e-LSD), localizado no eixo traseiro, controla a quantidade de binário enviado para as rodas traseiras, melhora a agilidade ao curvar a velocidades elevadas.
- Respondendo a informações em tempo real, o N Drift Optimizer ajuda a manter o ângulo de deriva, equilibrando vários controlos do veículo. A função Torque Kick Drift integrada permite ao condutor simular a ação de toque na embraiagem dos veículos com motor de combustão interna e tração traseira, para cenários de condução que requerem uma iniciação mais imediata da condução em deriva (drift).
- O sistema de Suspensão Controlada Eletronicamente (ECS) controla e adapta continuamente o amortecimento.
- O Controlo de arranque (Launch Control) N fornece a máxima tração, permitindo ao condutor arrancar quase como um carro de corridas profissional.
Dados técnicos:
Dimensões (mm): (Comp.xLarg.xAlt., Distância entre Eixos) 4715 x 1940 x 1585; 3000
Capacidade da bateria (kWh): 84,0
Potência (kW/cv): 448/609; 478/650 (com a função NGB ativada)
Binário (Nm): 740; 770 (com NGB)
Autonomia (km): 448
Artigo por Rui Reis