
Dez jogos, dez vitórias, 36 golos marcados e apenas 2 sofridos. Este é o registo histórico de Portugal no apuramento para o Euro 2024.
A seleção portuguesa de futebol encerrou a sua campanha de qualificação para o Euro 2024, que se realizará na Alemanha, com mais uma exibição positiva e vitoriosa, assegurando desta forma uma qualificação perfeita com dez vitórias em dez jogos realizados na respetiva fase de apuramento. No último jogo do grupo J, Portugal derrotou a Islândia, por 2-0, no Estádio de Alvalade.
Portugal demonstrou a sua superioridade desde o início da partida, controlando o jogo e criando oportunidades de golo. Aos 7 minutos, Otávio quase marcou num chapéu, em que não se percebeu se a intenção era aquela ou era de cruzar, mas a bola acabou por embater no poste. A persistência da equipa orientada por Roberto Martínez acabou por ser recompensada meia hora depois, quando Bernardo Silva tocou de calcanhar para Bruno Fernandes, que disparou um remate forte e abriu o marcador, num estádio que conhece bem por já ter jogado no Sporting, levando os adeptos presentes ao delírio e satisfeitos ao intervalo com o que estavam a ver em campo.
Bruno Fernandes e os seus incríveis remates 🤤#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #Portugal #Islandia pic.twitter.com/qqY9FRjYkQ
— sport tv (@sporttvportugal) November 19, 2023
Na segunda parte, a Islândia tentou resistir ao máximo sofrer o segundo golo luso. Porém, aos 66 minutos o guarda-redes islandês Valdimarsson teve dificuldades em segurar os remates dos jogadores portugueses. Defendeu um remate forte de João Félix, ainda foi a tempo de atrapalhar a recarga de Cristiano Ronaldo, mas à terceira foi de vez e Ricardo Horta aproveitou para ampliar a vantagem para 2-0 – o extremo do SC Braga tinha entrado ao minuto 62’. Com uma vantagem de dois golos, Portugal manteve o controlo do jogo até ao apito final.
À terceira é de vez 😁
Ricardo Horta assina o segundo de Portugal 😎#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #Portugal #Islandia pic.twitter.com/srpsD5JsTH
— sport tv (@sporttvportugal) November 19, 2023
Com esta vitória, Portugal concluiu a fase de qualificação com dois recordes impressionantes: o de 10 vitórias em 10 jogos – apenas Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Itália, Países Baixos, Chéquia e Bélgica tinham alcançado este feito –, um total de 30 pontos, e o de 36 golos marcados num apuramento para uma grande competição – recorde era de 35 golos na qualificação para o Mundial 2006, que curiosamente também se realizou na Alemanha. Para além da seleção das Quinas, também a Eslováquia (2º classificado do grupo J) garantiu o apuramento para o Campeonato da Europa do próximo ano – os eslovacos foram os responsáveis pelos dois golos sofridos por Portugal nesta qualificação – ao fazerem um total de 22 pontos.
Grupo J (fase de qualificação Euro 2024):
- 1º PORTUGAL – 30 PONTOS;
- 2º Eslováquia – 22 pontos;
- 3º Luxemburgo – 17 pontos;
- 4º Islândia – 10 pontos;
- 5º Bósnia e Herzegovina – 9 pontos;
- 6º Liechtenstein – 0 pontos.
De relembrar que o sorteio para a fase final do Euro 2024 está marcado para 2 de dezembro de 2023, dia em que Portugal irá descobrir o nome dos seus adversários na procura pela reconquista do título europeu conquistado em 2016. Até à data da publicação deste artigo, são 17 as equipas qualificadas para a respetiva competição organizada pela UEFA (há vaga para 24): Alemanha (país anfitrião), Albânia, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, França, Hungria, Países Baixos, PORTUGAL, Roménia, Escócia, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Suíça e Turquia.