Para celebrar o Dia de São Valentim, a padaria mais antiga do Japão e a empresa NEC Corp criaram um pão com sabores associados ao amor.
No espírito do Dia dos Namorados (14 de fevereiro), a histórica padaria Kimuraya (Japão) e a NEC Corp – empresa japonesa de eletrónica – revelaram a sua mais recente criação culinária, denominada de “Ren AI (Love) Pan” ou “Pão Romântico de Inteligência Artificial“. Esta iguaria inovadora é uma resposta às questões contemporâneas sobre o amor e o romance, especialmente entre as gerações mais jovens.
A criação deste “Pão Romântico” baseou-se na análise de várias conversas de um reality show de relacionamentos e em cerca de 35 mil letras de músicas que fazem referência a frutas ou doces. Através deste estudo, a Inteligência Artificial (IA) identificou cinco sentimentos chave relativos ao amor: o momento em que ambos se conhecem, o primeiro encontro, os ciúmes, o amor mútuo e o coração partido. Estes sentimentos chave foram posteriormente transformados, pela equipa da padaria Kimuraya, em sabores de pão fofo cozido a vapor.
Cada sabor do “Pão Romântico” foi cuidadosamente escolhido para refletir cada um destes sentimentos. O “Encontro com o Destino” possui um sabor de algodão doce, simbolizando a doce e arejada emoção dos primeiros sinais de paixão, o “Primeiro Encontro” apresenta toques cítricos de limão e casca de laranja, o “Ciúme” é uma combinação de batatas fritas, óleo de trufa e passas, o sabor do “Amor Mútuo” é uma mistura agridoce de mel, pêssego e maracujá, enquanto que o “Lágrimas de Separação” tem um toque de sidra de maçã e uvas.
“A seleção dos ingredientes foi feita pela IA [Inteligência Artificial], mas o nosso papel foi transformá-los em pão. Tivemos em conta as cores utilizadas para expressar visualmente emoções relacionadas com o romance, procurando uma aparência apelativa e pop para o ‘Pão Romântico’”, realça Yuki Kitazawa, Section Chief da padaria mais antiga do Japão – fundada em 1869 (155 anos).
Esta iniciativa da padaria Kimuraya e da NEC Corp não só celebra o amor e o romance, mas também procura entender e atrair as gerações mais jovens para o mundo do relacionamento amoroso. Com um número crescente de jovens a afirmar não estarem interessados em relações, a padaria japonesa reconhece que ainda há uma parcela significativa que deseja apaixonar-se e viver feliz para sempre com alguém ao seu lado. O “Pão Romântico” é uma tentativa inovadora de atender a esse mesmo público, de forma a despertar o interesse pelas emoções e experiências românticas.