A solicitação de um crédito pessoal compreende uma sequência de passos a dar que podem ser eficazmente resolvidos, de modo a assegurar que o processo decorre sem necessidade de se preocupar.
Apresentamos-lhe abaixo um guia que poderá ajudá-lo a entender em que consiste um pedido de crédito pessoal e que aspetos deverá ter em consideração para que este procedimento não se revele demasiado moroso ou, na pior das situações, infrutífero.
- Simule o seu crédito
Comece por utilizar um simulador de crédito online – esta operação permitir-lhe-á introduzir o montante que deseja contratar, assim como o período ao longo do qual pretende efetuar o respetivo reembolso, algo que se traduz, obrigatoriamente, no acesso ao valor de cada prestação mensal.
Na eventualidade de este valor lhe parecer demasiado elevado, experimente ou reduzir o valor do crédito que pretende contrair, ou aumentar o período destinado ao reembolso.
- Compare propostas
A comparação de propostas de crédito da parte de diferentes instituições bancárias ou financeiras é fundamental – tenha em atenção fatores como a Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG), que abrange todos os encargos e comissões do empréstimo, e o Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC), que representa por inteiro a quantia que deverá devolver.
Habitualmente, quanto menores forem as taxas, mais comportável será o crédito; em todo o caso, faça sempre questão de procurar saber antecipadamente se existem encargos e comissões adicionais aplicáveis, de modo a evitar surpresas desagradáveis no futuro próximo.
- Submeta toda a documentação necessária
Uma vez selecionado o credor, terá de submeter vários documentos para ajudar a comprovar que reúne, de facto, todas as condições necessárias para a solicitação do pedido.
De uma forma geral, esta documentação compreende:
- Identificação
Para satisfazer este requisito, poderá apresentar o seu Cartão de Cidadão ou o antigo Bilhete de Identidade;
- Comprovativo de morada
A prova da sua residência pode ser feita através da apresentação de uma fatura de serviços como água e saneamento ou gás e eletricidade.
- Prova de rendimentos
Basta apresentar entre um e três dos seus mais recentes recibos de vencimento ou, em alternativa, a sua declaração de IRS relativa ao ano fiscal imediatamente anterior ao do pedido de crédito.
- Informação bancária
Neste passo, terá apenas de apresentar o comprovativo do número da sua conta bancária ou do IBAN, que poderá emitir a partir de qualquer caixa automático da rede Multibanco.
Apenas por precaução, note que poderá ser requisitada documentação adicional consoante a especificidade do tipo de crédito solicitado.
- Assine o contrato
Uma vez verificada a veracidade dos documentos submetidos e aprovado o pedido de crédito, terá de assinar digitalmente o respetivo contrato, de modo a concluir o processo.
As assinaturas digitais possuem exatamente o mesmo valor legal que as assinaturas autógrafas.
- Aguarde pela transferência bancária do crédito
O passo final consiste na transferência do montante solicitado para a sua conta bancária, algo que, normalmente, acontece no espaço de 48 horas após a assinatura do contrato.
Considerações adicionais
- Processo de pré-aprovação
Antes da aprovação final, as instituições bancárias costumam pré-aprovar os pedidos de crédito com base na informação inicialmente fornecida, algo que serve de indicador para aferir a probabilidade de o crédito lhe ser concedido.
- Comparação de ofertas
Utilize os simuladores online disponibilizados pelas várias entidades credoras presentes no mercado para comparar ofertas; tal permitir-lhe-á avaliar quem lhe oferece os melhores termos e condições.
- Período de aprovação
Depois de submetidos todos os documentos necessários à contratação do montante desejado, a aprovação é normalmente obtida entre 24 e 48 horas.
- Propósito do crédito
Pondere se um crédito pessoal é efetivamente a melhor opção para suplantar as suas necessidades – é sempre importante avaliar a sua situação financeira, incluindo a sua relação dívidas/rendimentos, de forma a assegurar que pode proceder confortavelmente a um reembolso devidamente atempado.
Dicas para ser o candidato ideal
- Explique à entidade credora claramente quais os motivos para solicitar o crédito;
- Requisite uma quantia que tem a certeza de poder reembolsar;
- Faça prova da estabilidade das suas situações profissional e financeira;
- Mantenha a pontuação do seu mapa de responsabilidades de crédito tão alta quanto possível e cumpra com as demais obrigações financeiras que tiver em curso;
- Mostre disponibilidade para apresentar garantias, ainda que não sejam necessárias.
Por último, não se esqueça nunca de que um crédito pessoal é um compromisso financeiro que deve ser cuidadosamente ponderado; como tal, certifique-se de que se enquadra nos seus planos financeiro e orçamental.
pub