Para assinalar o 25º aniversário do Porsche 911 GT3, o novo modelo será lançado, pela primeira vez, em duas versões: como um automóvel desportivo focado no circuito com uma asa traseira e como uma versão mais discreta com o Touring Package.
Com pacotes feitos à medida e opções inovadoras, as variantes GT3 podem ser ainda maisindividuais de acordo com o gosto do cliente e a utilização pretendida. uma estratégia de peso reduzido alargada, um motor boxer atmosférico de 4,0 litros com 375 kW (510 CV) e 450 Nm, e novas opções orientadas para o cliente. O Pacote Weissach, disponível pela primeira vez no 911 GT3, oferece ainda mais opções de configuração personalizadas para utilização em circuito. Para além disso, o automóvel desportivo recebe um equipamento de série mais extenso e outras opções que aumentam ainda mais a precisão e carácter desportivo.
Por fim, o novo Porsche 911 GT3 e o novo Porsche 911 GT3 com Touring Package poderão ser encomendados a partir do final do ano com o preço a começar nos 275.752 euros. O Pacote Weissach tem um custo adicional de 31.759 euros; já o Pacote Leichtbau está disponível por 47.521 euros
O 911 GT3 atualizado
Os novos modelos 911 GT3 apresentam um design melhorado na secção dianteira e traseira, bem como uma adaptação ao nível da aerodinâmica. Nas duas variantes, o difusor dianteiro tem um novo contorno, a forma do spoiler dianteiro foi refinada e as aletas na secção inferior da carroçaria foram modificadas, o que resulta num aumento da downforce e otimização do fluxo de ar. Os faróis em LED Matrix redesenhados, disponíveis no 911 GT3 com um anel de realce em Branco opcional, combinam todas as funções de iluminação do 911 e eliminam a necessidade de luzes adicionais no para-choques dianteiro. Isto permite uma área de entrada de ar alargada e um aspeto estruturado e claro. Na traseira, o difusor, as entradas de ar e a tampa traseira foram redesenhados. A asa traseira do 911 GT3 tem novas placas laterais angulares.
De série, o novo 911 GT3 está equipado com pneus desportivos 255/35 ZR 20 (eixo dianteiro) e 315/30 ZR 21 (eixo traseiro) com maior aderência em piso molhado; os pneus de pista com homologação para estrada estão disponíveis como opcional.
O peso total baixo contribui para o comportamento ágil e direto do 911 GT3. O novo desportivo aposta tudo no design de peso reduzido. Umas novas jantes em alumínio, em cor Prata, reduzem as massas não suspensas em mais de 1,5 kg em comparação com o modelo semelhante anterior. Como opção, estão disponíveis as jantes em magnésio em combinação com o Pacote Weissach ou o Pacote Leichtbau (peso reduzido). Desta forma, são poupados 9 kg. Uma nova bateria de iões de lítio de 40 Ah também contribui com uma redução de 4 kg. Na configuração mais leve, o novo 911 GT3 pesa apenas 1420 kg.
0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos
O motor continua a debitar 375 kW (510 CV). Isto significa que cada quilowatt do renovado motor apenas tem de mover 3,8 quilogramas (2,8 kg/CV) na configuração mais leve do veículo. Para além disso, tanto a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (PDK) como a caixa manual GT de 6 velocidades têm uma relação final 8% mais curta do que no antecessor. As duas opções de transmissão estão disponíveis tanto para o 911 GT3 como para o 911 GT3 com Touring Package.
O novo 911 GT3 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos com a transmissão PDK e atinge uma velocidade máxima de 311 km/h (transmissão manual: 3,9s; 313 km/h). “Na pista, o novo 911 GT3 permite um controlo ainda melhor, pois mantém-se ainda mais estável e comporta-se melhor nos solavancos e ao passar por cima dos corretores, graças à afinação otimizada dos amortecedores”, afirma Jörg Bergmeister, embaixador da marca.
Touring Package disponível desde o lançamento
É ainda mais distintivo no novo 911 GT3, como refletido no logótipo “911 GT3 Touring” na grelha traseira. O novo 911 GT3 com o Touring Package não tem asa traseira fixa, uma medida que preserva a elegante e intemporal linha do 911. A asa traseira extensível, a famosa “Gurney Flap” e uma aleta adaptada na parte inferior da carroçaria proporcionam o equilíbrio aerodinâmico.
Pela primeira vez está disponível como opcional um sistema de bancos traseiros para o 911 GT3 com o Touring Package. Isto permite que o desportivo de utilização diária seja ainda mais adaptado às necessidades dos clientes para o máximo prazer de condução. “Especialmente em estradas rurais sinuosas, é possível sentir que a direção tem uma afinação ainda melhor do que a do antecessor”, afirma Walter Röhrl, embaixador da marca. “Inspira ainda mais confiança no automóvel porque responde mais calmamente a partir da posição central, sem perder a direção. A relação mais curta da transmissão também aumenta o prazer de condução em estradas rurais”.
A Porsche oferece vários pacotes de equipamento para o novo 911 GT3. Com o pacote Weissach, o novo 911 GT3 é ainda mais configurável para uma utilização em circuito. A barra estabilizadora, as barras de ligação e a proteção inferior no eixo traseiro são fabricados em CFRP, tal como o tejadilho, as placas laterais da asa traseira, a moldura dos espelhos retrovisores exteriores, o triângulo dos espelhos retrovisores e as airblades na secção dianteira.
Pela primeira vez, a secção superior do tablier do 911 GT3 é revestida em Race-Tex com propriedades antirreflexo. Os puxadores das portas e as redes de arrumação em CFRP otimizam os painéis das portas para um design de peso reduzido. Uma célula de segurança em CFRP e jantes forjadas em magnésio estão disponíveis como opções.
Para o 911 GT3 com Touring Package, a Porsche oferece o Pacote Leichtbau. Nesta opção, o tejadilho pintado em cor exterior, bem como as barras estabilizadoras, as barras de ligação e a proteção inferior do teixo traseiro são feitos em CFRP. As jantes forjadas em magnésio e os painéis das portas de peso reduzido também fazem parte deste pacote.
Em conjunto com a transmissão manual GT de 6 velocidades de série, é utilizado o seletor de velocidades mais curto do 911 S/T. Para além disso, a placa com a inscrição “Leichtbau”, localizada à frente do seletor, indica o pacote.
Por fim, para o 911 GT3 com asa traseira, o Pacote Clubsport para utilização em circuito está disponível sem custos adicionais. Este inclui uma célula de segurança em aço aparafusada na traseira, um arnês de 6 pontos para o condutor e um extintor portátil. As bacquets desportivas de peso reduzido opcionais são um pré-requisito para este pacote.
Artigo por Rui Reis