A celebração do Dia Mundial da Economia de Energia é a indicada para a consciencialização do consumo de energia dos eletrodomésticos. Para o ajudar poupar a ‘Selectra’ partilhou algumas dicas.
Hoje, dia 21 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Economia de Energia e a ‘Selectra’ decidiu analisar o valor de alguns aparelhos mais utilizados nas habitações. Se souber o impacto que os diferentes eletrodomésticos têm na sua fatura da eletricidade pode conseguir poupar através de pequenos hábitos.
De forma a promover a poupança, a ‘Selectra’ – especialista em tarifas de energia – compara o consumo de diferentes aparelhos, considerando o uso durante uma hora por dia ao longo de um mês, tanto para tarifas simples, mas também para bi-horárias.
Esta análise detalhada constatou diversas variações significativas no consumo de energia, como por exemplo, o micro-ondas e o forno, numa tarifa simples, utilizar o micro-ondas revelou ser 70% mais económica do que a utilização de um forno e, numa tarifa bi-horária, 60% mais económica.
Para as mudanças de estação a ‘Selectra’ também fez uma análise entre o aquecedor elétrico e o ar condicionado em que o primeiro demonstrou ser cerca de 55% mais económico do que o aquecedor elétrico, tanto na tarifa simples como na bi-horária.
Os resultados do estudo reforçam a importância de ser consciente relativamente ao uso de eletrodomésticos. Compreendendo o seu consumo de energia para reduzir o valor da fatura e tomar decisões mais eficientes. Para celebrar a empresa decidiu partilhar algumas dicas simples, como por exemplo, adaptação da potência contratada ao se consumo, escolher a tarifa que condiz com o seu estilo de vida, uso de lâmpadas LED, escolha eletrodomésticos eficientes, não deixe os equipamentos em standby e pinte as paredes com cores claras.