A marca britânica Land Rover, acaba de dar a conhecer o Defender Octa, o mais potente, luxuoso e extremo dos icónicos modelos todo-o-terreno da marca. O novo Octa vem equipado com um portentoso motor V8 Mild-Hybrid biturbo de 4,4 litros com 635 CV e até 750 Nm de binário, valores que asseguram uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,0 segundos.
Os componentes do chassis, totalmente revistos e com tecnologia inovadora, incluindo a suspensão 6D Dynamics, elevam o desempenho dinâmico a um nível sem precedentes. Enquanto o aspeto exterior é mais arrojado e robusto, proporcionando um caráter único.
A altura de condução e a largura foram aumentadas, e as abas dos guarda-lamas alargadas para proporcionar uma presença em estrada ainda mais musculada. Os para-choques redesenhados melhoram os ângulos de ataque e saída, enquanto a proteção robusta nas secções inferiores da carroçaria incentiva os condutores a explorar terrenos desafiantes. O Octa proporciona também a maior capacidade de passagem a vau de qualquer Defender até à data: até um metro de água.
O luxo robusto do Defender OCTA atinge o seu expoente máximo no Defender OCTA Edition One, que estará disponível durante o primeiro ano de produção. Disponibiliza elementos especialmente selecionados, com acabamentos na cor exclusiva Faroe Green, com interior em poliuretano UltrafabricsTM Khaki e Ebony com tecidos em costura impressos em 3D, novos detalhes em fibra de carbono laminada e jantes em liga leve forjadas de 20 polegadas com opção de pneus All-Terrain ou Advanced All-Terrain de design exclusivo2
Prestações de superdesportivo
Com o V8 Mild-hybrid biturbo de 4,4 litros e 635 CV, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades e caixa de transferência de duas velocidades, este é o Defender mais potente e extremo de sempre. O novo Defender OCTA pode atingir uma velocidade máxima de até 250 km/h quando configurado com jantes em liga leve de 22 polegadas e pneus All-Terrain. Com um binário de 750 Nm (até 800 Nm com o modo Dynamic Launch ativado) adaptado ao extraordinário desempenho todo-o-terreno do veículo, o novo Defender OCTA acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos, enquanto o binário máximo pode ser disponibilizado desde apenas as 1800 rpm até quase às 6000 rpm, para uma condução excecional.
O desempenho dinâmico do novo Defender OCTA ultrapassa o de qualquer outro Defender: incorpora, pela primeira vez num Defender, a tecnologia de suspensão 6D Dynamics com interligação hidráulica, bem como alterações significativas de hardware e geometria. Tem uma conceção única que torna a sua condução tão divertida em estrada como fora de estrada, sem quaisquer compromissos.
O Defender OCTA tem mais 28 mm de altura e mais 68 mm de largura. Foram atualizados vários componentes da suspensão para assegurar um nível excecional de fiabilidade e controlo em todos os tipos de piso – com a máxima articulação de eixos fora de estrada e rolamento reduzido em estrada – incluindo triângulos mais longos e mais robustos e amortecedores ativos especiais comacumuladores independentes. Inclui também discos de travão dianteiros atualizados de 400 mm com pinças Brembo.
A carteira de encomendas para o novo Defender OCTA será oficialmente aberta a 31 de julho. A apresentação dinâmica ao público da nova estrela todo-o-terreno de alta performance está marcada para o Goodwood Festival of Speed.
Artigo por Rui Reis