A Mitsubishi Motors Europe, representada em Portugal pela Astara, apresentou a nova geração do Outlander PHEV. Esta quarta geração do Outlander, que chegará a Portugal em março de 2025, foi desenvolvida tendo em vista o mercado europeu e conta com uma motorização PHEV completamente revista, o que permitiu aumentar a sua autonomia em modo elétrico, oferecendo a capacidade de aceleração instantânea própria dos veículos elétricos e um funcionamento melhorado que proporciona baixo ruído no habitáculo.
O sistema combina um eficiente motor a gasolina de quatro cilindros, dois motores elétricos de elevada potência e uma bateria de iões de lítio maior, bem como uma transmissão shift-by-wire para aumentar a potência relativamente ao modelo da geração anterior em cerca de 40%. A bateria de propulsão, agora com uma capacidade total de 22,7 kWh, permite conduzir no modo exclusivamente EV até 87 km.
Este sistema PHEV combina o motor a combustão- 2360 cc, 16 válvulas e DOHC -, com um motor elétrico montado na dianteira produz 85 kW/255 Nm, enquanto a unidade traseira fornece 100 kW/195 Nm. A potência combinada é de 225kW (ou 302 cv).
O aumento na capacidade do depósito de combustível para 53 litros permitiu aumentar a autonomia total em modo híbrido. De acordo com o ciclo de testes oficial, o novo Outlander PHEV apresenta uma eficiência de combustível de 0,8l/100 km, emissões de 18g/km ou 19g/km de CO2, quando equipado com jantes de 18” ou 20”, respetivamente, e uma autonomia total de 844 km.
O aumento da potência permitiu também melhorar a aceleração dos 0 aos 100 km/h, que pode agora ser cumprida em 7,9 segundos. Enquanto isso, três modos de propulsão ajudam a maximizar a eficiência e o desempenho: Modo EV, modo híbrido em série e modo híbrido em paralelo. Cada um foi concebido para otimizar a experiência de condução, consoante a situação:
• Modo EV: utiliza energia elétrica pura em situações de baixa/média velocidade.
• Modo híbrido em série: o motor gera eletricidade quando necessário, como por
exemplo durante a aceleração em subidas.
• Modo híbrido em paralelo: o motor elétrico e o motor funcionam em uníssono, durante
a condução a alta velocidade.
A motorização PHEV aperfeiçoada significa que o novo Outlander permanece no modo totalmente elétrico mesmo quando o estilo de condução é mais dinâmico, a velocidades de até 135 km/h.
Por falar em dinamismo, o novo Outlander PHEV conta com o sistema inteligente S-AWC (Super All Wheel Control), que visa maximizar a tração independentemente da situação,. Este inclui sete modos de condução selecionáveis, cada um dos quais adaptado para alcançar um bom desempenho e segurança em qualquer estrada e em diferentes condições: NORMAL, ECO, POWER, ASFALTO, GRAVILHA, NEVE ou LAMA. Qualquer um é selecionado de forma fácil e intuitiva, através do ecrã posicionado ao centro do habitáculo.
Dimensões e espaço
O novo Outlander PHEV tem 1750 mm de altura, 4719 mm de comprimento, 1862 mm de largura e uma distância entre eixos de 2704 mm. Um elemento em destaque é o grande teto panorâmico, com 928 mm de comprimento e 702 mm de largura, que oferece maior luminosidade ao habitáculo e pode ser aberto para permitir a entrada de ar fresco.
Reforçando a versatilidade e sentido prático do modelo, os bancos traseiros podem ser rebatidos nas proporções 40:20:40, permitindo maior flexibilidade na organização das necessidades de carga. A abertura melhorada da bagageira, a par com o maior espaço interior, facilita as cargas e descargas em diferentes situações. O volume do espaço de carga com as duas filas de bancos em posição normal é de 495 litros, que poderá ser aumentado para 1422 litros (versão com teto de abrir), com os bancos traseiros rebatidos.
Como em todos os modelos Mitsubishi, o novo Outlander PHEV tem uma garantia de fábrica de 5 anos/100 000 km e 5 anos de assistência em viagem (Pacote de Assistência da Mitsubishi). Já a garantia da bateria de tração é de 8 anos ou 160 000 km.
Artigo por Rui Reis