Com a expansão da gama de modelos 100% elétricos, a Audi reestruturou a designação dos seus veículos. A partir de agora, os números pares representam os modelos elétricos e os números ímpares os veículos com motor a combustão. Com a estreia da última geração, o Audi A4, um bestseller de longa data, passa a chamar-se Audi A5 e a ser produzido em Neckarsulm. É proposto em quatro novas variantes: como A5 e S5 Limousine e como A5 e S5 Avant. Estes são os primeiros modelos a serem lançados sobre a Plataforma Premium de Combustão (PPC).
O novo sistema MHEV plus, baseado num sistema elétrico de bordo de 48 volts, apoia o motor de combustão e reduz as emissões de CO2, aumentando o desempenho. O gerador do grupo motopropulsor (PTG) permite uma condução parcialmente eléctrica que contribui para a redução do consumo de combustível.
O novo sistema MHEV plus permite vantagens significativas nas emissões de CO2 e no consumo de combustível na série de modelos Audi A5, em comparação com um sistema MHEV. O PTG também pode adicionar até 18 kW (24 PS) de potência eléctrica à potência do motor de combustão. Ao desacelerar, o PTG devolve a energia à bateria (recuperação) até 25 kW. Assim, as manobras e o estacionamento puramente eléctricos são possíveis de forma limitada. Graças à opção de utilizar um compressor de ar condicionado elétrico, o sistema de ar condicionado também pode ser operado quando o veículo está parado nos semáforos e o motor de combustão está desligado.
Motores na altura do lançamento
Os eficientes motores da família Audi A5 cobrem uma vasta gama: desde o modelo de entrada com motor convencional até ao confortável carro de longo curso e ao dinâmico carro desportivo. Os pacotes de motores, transmissões, o grau de eletrificação e o tipo de transmissão estão orientados para as expectativas dos nossos clientes.
O motor de entrada de gama é um 2.0 TFSI com 110 kW (150 cv). Opcionalmente, o mesmo motor está disponível com uma potência de 150 kW (204 cv). Este motor TFSI está equipado com um turbocompressor com turbina de geometria variável (VTG) e funciona com um processo de combustão modificado que é particularmente eficiente em termos de combustível em carga parcial. A tecnologia VTG permite um aumento consistente e ágil do binário, mesmo a baixos regimes, nos motores a gasolina. O turbo de quatro cilindros está disponível com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem. A variante de 110 kW está disponível como modelo de tração exclusivamente dianteira e a variante de 150 kW com tração dianteira ou quattro ultra.
O 2.0 TDI com 150 kW (204 cv) estabelece novos padrões no A5 graças à sua tecnologia MHEV plus. Este motor de dois litros da geração EA288 evo herda a combustão optimizada do seu antecessor graças ao sensor de pressão dos cilindros, ao TwinDosing para o controlo das emissões de escape e aos dois veios de equilíbrio para um funcionamento suave do motor. Desenvolve 400 Nm de binário entre as 1.750 e as 3.250 rpm.
O S5 é um automóvel desportivo baseado num motor V6 TFSI de 3,0 litros com 270 kW (367 cv) e um processo de combustão optimizado. Tem um turbocompressor com turbina de geometria variável (VTG) e tecnologia MHEV plus pela primeira vez. A transmissão de dupla embraiagem S tronic revista no Audi S5, concebida para mais binário, também reduz o peso no eixo dianteiro e melhora a agilidade. A utilização de série de um diferencial desportivo quattro com vectorização de binário, em combinação com uma embraiagem ajustável para tração integral, está afinada para uma dinâmica lateral ao mais alto nível.
Artigo por Rui Reis