A 5ª geração do Hyundai Santa Fé surge totalmente reformulada, mas continua a disponibilizar 7 lugares de série, bem como um espaço interior e uma abertura da bagageira líderes na sua classe.
Para a primeira mudança completa do Santa Fé desde 2018, a Hyundai adotou uma estratégia de design invulgar, começando pela área da porta traseira alargada para melhor facilitar o usufruto do ar livre e, em seguida, passando para o design do exterior. A frente do Santa Fé causa uma forte primeira impressão graças ao seu capot alto, aos faróis em forma de H e às jantes de 20 polegadas de design arrojado.
A traseira, caracterizada por uma porta traseira mais larga, reforça a sensação de solidez e qualidade, criando um aspeto mais simples e escultural. Os farolins traseiros em forma de H harmonizam-se com os farolins dianteiros em H para proporcionar uma presença distinta na estrada.
No interior, o Santa Fé conta com 7 lugares de série e várias características de conveniência úteis, como um tabuleiro de esterilização UV-C e um sistema duplo de carregamento sem fios para smartphones, para criar uma experiência de utilização sofisticada com um carácter prático semelhante ao de um SUV. O Ecrã curvo panorâmico, engloba o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o sistema de infoentretenimento.
Com uma distância entre eixos mais longa, o novo Santa Fé oferece um espaço interior líder na sua classe. Os bancos totalmente rebatíveis da segunda e terceira fila criam um espaço semelhante a um terraço na traseira com a porta traseira mais larga aberta, permitindo aos utilizadores desfrutar do ar livre sem esforço.
O novo Santa Fé oferece uma capacidade de carga líder na sua classe e uma abertura da porta da bagageira espaçosa, o que é ótimo para estilos de vida urbanos e impressiona na utilização ao ar livre, oferecendo muito espaço para tudo, desde equipamento desportivo a equipamento de campismo. O novo modelo maximiza a funcionalidade no exterior com a pega de assistência do tipo oculto, localizada no pilar C, para um melhor acesso ao tejadilho.
A Hyundai também deu prioridade ao espaço de vida, aumentando o espaço para as pernas na segunda e terceira filas deste novo SUV de 7 lugares, enquanto apostou na oferta do melhor conforto da classe na terceira fila (reclinável) e melhorias no espaço para a cabeça em resposta ao feedback dos clientes.
O comprimento do espaço para as pernas na segunda fila aumentou 20 mm, para 105. O comprimento do espaço para as pernas na terceira fila aumentou em 15 mm, para 761 mm. A altura do espaço para a terceira fila aumentou 69 mm, para 958 mm. A altura dos bancos da terceira fila aumentou 30 mm, para 282 mm. A reclinação dos bancos da terceira fila é de 10 graus, um aumento em relação à geração anterior.
Os bancos de relaxamento com apoio para as pernas da primeira fila permitem aos ocupantes descontrair numa posição confortável que ajuda a simular uma experiência de ausência de peso para os seus ocupantes. O ecrã de controlo da climatização de 6,6 polegadas e de toque total torna os ajustes de aquecimento e refrigeração ainda mais intuitivos.
Versões HEV e PHEV
Em Portugal, o novo Santa Fé está disponível com duas opções de motorização, ambas com caixa automática de 6 velocidades: 1.6 TGDi (híbrido com turbocompressor), com uma potência máxima de 215 cavalos (158 kW) e um binário máximo de 367 NM e o Híbrido Plug-in (PHEV) de 1,6 L turbo com uma potência máxima de 253 cavalos (186 kW) e um binário de 367 Nm.
O Hyundai Santa Fé PHEV tem uma bateria de 13,8 kW de capacidade, permite uma autonomia de até 65 km (ciclo WLTP), realizando um consumo de 19,2 kWh e, com o carregador de 3,6 KW, carrega dos 0 aos 100 por cento em 3h50.
O novo Hyundai Santa Fé com 7 lugares está disponível nas versões Vanguard e Calligraphy Pack, irá manter o posicionamento de preço bastante competitivo e estará disponível nos concessionários durante o mês de agosto, altura em que serão divulgados os preços para o mercado nacional.
Artigo por Rui Reis