Depois de já ter dado a conhecer os novos 3008 e e-3008, a Peugeot acaba de divulgar as primeiras imagens e informações sobre o irmão maior e de sete lugares do SUV gaulês. O 5008 e o e-5008 espelham a flexibilidade da plataforma STLA Medium da Stellantis e são os primeiros modelos a beneficiar de uma configuração estendida desta. A distância entre eixos de 2,90 metros é particularmente generosa, tornando-os muito espaçosos, com um comprimento total de 4,79 metros.
A inovadora plataforma STLA Medium foi concebida para oferecer o melhor desempenho da sua categoria no que respeita aos critérios mais importantes para os clientes: autonomia (até 660 km), tempo de carregamento (20% a 80% em 30 minutos), prazer de condução, desempenho, eficiência e serviços conectados (planeador de viagem, carregamento inteligente, função “vehicle-to-load”, atualizações “over-the-air”).
Sucedendo ao SUV de 7 lugares mais vendido em Portugal e na Europa, os novos 5008 e E-5008 estarão à venda no outono de 2024. A gama oferecerá duas versões – Allure e GT – com três packs de opções para uma escolha fácil, três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv de autonomia longa e 320 cv Dual Motor com dois motores elétricos e tração às 4 rodas), bem como duas mecânicas eletrificadas, uma Hybrid 48V (136 cv) e um Hybrid Plug-In (195 cv).
Generoso no equipamento
Os 5008 ALLURE dispõem de uma pintura monocromática e estofos que combinam TEP e tecido com padrões em relevo. Principais equipamentos de série: acesso e arranque mãos-livres, câmara traseira HD, sensores de estacionamento traseiros, projetores e luzes LED, jantes de liga leve de 19”, PEUGEOT i-Cockpit® com dois ecrãs digitais de 10”, sistema de informação conectado PEUGEOT i-Connect®.
Os 5008 GT possuem uma pintura bicolor com um tejadilho preto e estofos em Alcantara. Principais equipamentos de série, para além dos da versão Allure: jantes de liga leve de 20″, projetores Pixel LED, sensores de estacionamento dianteiros, porta da bagageira elétrica, bancos dianteiros e volante aquecidos, carregador de smartphone por indução, iluminação ambiente personalizável, PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® com ecrã curvo de 21″, i-Toggles personalizáveis, sistema de informação conectado PEUGEOT i-Connect® Advanced.
Sete passageiros em pleno conforto
Graças à sua generosa distância entre eixos, os novos 5008 oferecem um espaço notável para as pernas dos passageiros da segunda fila e a terceira fila estabelece uma nova referência no segmento C-SUV em termos de habitabilidade. A segunda fila dos novos 5008 está equipada com lugares confortáveis que combinam um banco deslizante 60/40 com encostos 40/20/40, proporcionando a combinação perfeita de modularidade e conforto.
Os encostos dos bancos da segunda fila reclinam-se independentemente em cinco posições para maior conforto dos passageiros em viagens longas. Foi dada especial atenção aos acabamentos, com revestimentos de alta qualidade em todos os bancos da segunda fila.
O acesso aos bancos da terceira fila é muito fácil graças ao sistema Easy Access. Este sistema permite que os bancos da segunda fila sejam totalmente reclinados e deslizados para a frente em simultâneo. Esta nova cinemática melhora consideravelmente a acessibilidade à terceira fila de bancos. A manobra é simples graças a um comando situado na parte superior do encosto do banco. Combinado com a ampla abertura proporcionada pelas grandes portas traseiras, este sistema facilita a entrada de passageiros de todas as dimensões para os lugares da terceira fila.
O 5008 e o E-5008 podem acomodar até sete passageiros. A terceira fila oferece verdadeiros assentos com dois encostos independentes equipados com apoios de cabeça reguláveis. Estes bancos oferecem um conforto autêntico: espessura e suavidade das almofadas, encostos mais altos e altura livre para a cabeça otimizada para adultos.
Os novos 5008 oferecem um volume de bagageira de 748 dm3 em configuração de cinco lugares, 259 dm3 em configuração de sete lugares e até 1.815 dm3 em configuração de dois lugares.
Motores elétricos e de combustão
As versões com tração às duas rodas disponibilizam 157 kW de potência e 345 Nm ou 170 kW e 345 Nm. A versão de dois motores com tração às quatro rodas oferece uma potência total de 237 kW (157 kW à frente e 80 kW atrás). O motor dianteiro debita um binário de 343 Nm e o motor traseiro disponibiliza 166 Nm.
A bateria de alta tensão de iões de lítio de 400V de composição química NMC (níquel, manganês e cobalto) está localizada sob o piso e alimenta o motor elétrico de tração.
A plataforma STLA Medium “BEV-by-design” fornece uma energia recorde entre as rodas, com até 98 kWh. A sua conceção de alto desempenho, que também permite uma aerodinâmica eficiente (SCx de 0,77), significa que o E-5008 oferece a melhor autonomia do seu segmento (até 660 km).
Já o 5008 Hybrid 136 cv e-DCS6 está equipado com o sistema Peugeot Hybrid 48V, o qual consiste num motor a gasolina de 136 cv de nova geração associado a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades que integra um motor elétrico. Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e uma redução de até 15% do consumo de combustível (5,8 l/100 km em ciclo misto WLTP**). Em condução urbana, o novo 5008 Hybrid 136 cv e-DCS6 pode funcionar até 50% do tempo em modo 100% elétrico com zero emissões.
O novo 5008 alarga o seu leque de grupos motopropulsores com a introdução de um Plug-In Hybrid (195 e-DCS7), que associa um motor elétrico de 92 kW a um motor de combustão interna de 150 cv. A sua bateria de grande capacidade permite-lhe atingir uma autonomia de mais de 80 km** em modo 100% elétrico. Esta versão está equipada com um depósito de combustível de 60 litros, o que lhe permite bater um recorde de autonomia.
Artigo por Rui Reis