A New Men esteve no International Club of Portugal, onde o presidente da Fundação Bial, Dr. Luís Portela, interveio sobre vários assuntos.
Realizou-se esta quarta-feira (22 de maio), no Lisbon Marriott Hotel, mais um evento do International Club of Portugal (ICPT). O tema para o almoço-debate promovido pelo Clube foi “Ciência e Espiritualidade” e teve como orador convidado o Dr. Luís Portela, presidente da Fundação Bial.
Como já tem sido habitual, a New Men marcou presença como Media Partner do evento, onde testemunhou toda a intervenção do Dr. Luís Portela e no final teve a oportunidade de fazer uma entrevista exclusiva ao orador convidado para este almoço-debate do International Club of Portugal.
Para começar, a primeira questão incidiu sobre a Fundação Bial e qual o seu grande propósito. “Nós desejamos contribuir para o esclarecimento científico da humanidade. Para além disso, nós desejamos que o desenvolvimento científico esclareça os aspetos físicos, mas também os aspetos espirituais. Temos prémios e temos bolsas! Os prémios mais focados no desenvolvimento físico, dos conhecimentos científicos físicos, e as bolsas mais focadas no desenvolvimento espiritual, mas também físico”, referiu o presidente da respetiva fundação.
A segunda pergunta foi sobre a farmacêutica Bial, que no passado mês de abril celebrou 100 anos de existência, e o que distingue a mesma das outras farmacêuticas. “O que eu posso dizer, é que temos quatro gerações da família Portela muito dedicadas a servir os interesses da saúde da humanidade, procurando investigar novas soluções terapêuticas, produzi-las com o máximo de qualidade e levá-las a um número cada vez maior de pessoas. Nos dias de hoje e com muita satisfação nossa, fazemos isso em cerca de 60 países. Eu penso que não é fácil a pessoa trabalhar de uma forma que depois vê os resultados do seu trabalho nos doentes, que nos escrevem e que nos mandam vídeos a agradecer os benefícios que têm por utilizarem os nossos medicamentos. E portanto, é uma forma de estar na vida, de dedicação ao trabalho, que nos proporciona grandes satisfações deste tipo”, disse o Dr. Luís Portela.
Como terceira pergunta para o presidente da Fundação Bial, a New Men questionou o Dr. Luís Portela sobre o papel das farmacêuticas na área da saúde. “A indústria farmacêutica faz um investimento muito grande na inovação e na investigação científica. É claro que o faz muitas vezes em colaboração com as universidades, mas tem uma capacidade de investimento e faz uma abordagem pragmática de forma a conseguir realmente trazer novos medicamentos que beneficiem a humanidade. As pessoas às vezes não pensam nisso, mas há cem anos, no início do século XX, as pessoas na Europa tinham uma esperança média de vida à nascença de 42 anos e hoje têm uma esperança média de vida à nascença de 81 anos. O medicamento foi o factor que mais contribuiu para que as pessoas no presente durem praticamente o dobro do que há cem anos. A indústria farmacêutica tem um papel muito importante para que as pessoas vivam mais e melhor”, concluiu.
De relembrar que o International Club of Portugal vai ter novo almoço-debate no dia 4 de junho (terça-feira), no Lisbon Marriott Hotel, com o orador convidado a ser o Dr. Miguel Relvas, ex-ministro e atual Consultor de Empresas, que irá debater o tema “A Política VALE A PENA. Porquê?“.