Um grupo de cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique desenvolveu um gel que promete eliminar a ressaca e proteger o fígado.
Uma nova descoberta revolucionária promete transformar a forma como lidamos com os efeitos do consumo de álcool. Cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich) desenvolveram um gel inovador que não só promete eliminar a ressaca, como também protege o fígado dos danos causados pelo álcool.
Detalhado na prestigiada revista Nature Nanotechnology, este gel, administrado por via oral, é composto por proteínas do soro de leite e age no intestino, decompondo o álcool antes que o mesmo entre na corrente sanguínea, evitando desta forma a intoxicação.
O consumo de álcool está associado a várias doenças graves, incluindo doenças hepáticas, gastrointestinais e cancro, e resulta em milhões de mortes todos os anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2016, o consumo nocivo de álcool provocou quase três milhões de mortes em todo o mundo. Foi com o objetivo de reduzir estes números que a equipa de cientistas suíços criou este gel inovador.
Nos testes realizados em ratos, os resultados deste gel foram muito promissores. Quando administrado antes do consumo de álcool, o teor de álcool no sangue dos ratos reduziu em cerca de 40% após 30 minutos e 50% após cinco horas. Além disso, o gel protegeu os ratos contra doenças hepáticas e melhorou o desempenho dos respetivos animais em testes de sobriedade.
Os cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique também destacaram que a administração do gel em ratos reduziu significativamente os níveis de álcool no sangue em 55,8% nos 300 minutos após a ingestão de álcool “sem causar acúmulo adicional de acetaldeído” (composto químico, produzido durante a decomposição do álcool, que é responsável pelos efeitos desagradáveis da ressaca e pelos danos ao fígado). Esta descoberta é especialmente relevante para as pessoas com baixa tolerância ao álcool – uma condição genética comum em 36% da população do Leste Asiático.
“O nosso hidrogel demonstra ainda um efeito protetor no fígado, ao mesmo tempo que atenua os danos intestinais e a disbiose associados ao consumo crónico de álcool, introduzindo uma estratégia promissora na desintoxicação eficaz do álcool”, afirmam os cientistas suíços.
Com estes resultados promissores, a esperança é que este gel possa ser um recurso valioso para pessoas em todo o mundo, ajudando a diminuir os efeitos nocivos do consumo de álcool e a promover uma melhor saúde global.
O gel inovador criado pelos cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique oferece uma nova perspetiva na luta contra os efeitos negativos do álcool e pode representar uma solução eficaz para prevenir a ressaca, proteger o fígado e, potencialmente, para salvar milhões de vidas afetadas pelo consumo de álcool.