
A revista de futebol “FourFourTwo” elaborou uma lista dos 100 melhores futebolistas europeus de sempre e Portugal está bem representado.
A aclamada revista de futebol “FourFourTwo“ publicou uma lista dos 100 melhores futebolistas europeus de todos os tempos e entre eles estão três jogadores portugueses. As estrelas nacionais a serem reconhecidas neste ranking foram Cristiano Ronaldo, Eusébio e Luís Figo.
O avançado Cristiano Ronaldo ocupa a 1ª posição da respetiva lista, uma escolha que não surpreende dada a sua impressionante carreira nas últimas duas décadas do futebol. O madeirense conquistou o futebol mundial ao longo dos últimos anos, com passagens pelo Sporting (Portugal), Manchester United (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Juventus (Itália) e pelo clube que atualmente representa, o Al-Nassr da Arábia Saudita. Ao serviço da Seleção Nacional portuguesa, Cristiano Ronaldo marcou 128 golos em 206 jogos – jogador com mais golos e jogos por uma seleção –, consolidando-se como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Em todas estas equipas, o craque madeirense conquistou uma imensidão de títulos coletivos e individuais, entre eles cinco Liga dos Campeões (2007/08, 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18) – uma no Manchester United e quatro no Real Madrid –, um Europeu de seleções (2016) e cinco Bolas de Ouro (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017) – uma no Manchester United e quatro no Real Madrid.
Eusébio, conhecido como a ‘Pantera Negra’, aparece na 12ª posição do ranking, com a revista “FourFourTwo“ a destacar o ex-avançado do Benfica como “o primeiro grande jogador de futebol de origem africana” e a elogiar a sua “combinação quase perfeita de velocidade e capacidade técnica”. Eusébio é uma lenda do futebol português, mundial e principalmente dos encarnados, onde deixou um legado inesquecível. Ao longo da sua carreira acumulou imensas distinções, como uma Bola de Ouro (1965), uma Taça dos Campeões Europeus (1961/62) – ambas as distinções como jogador das águias – e muitas outras conquistas que fizeram com que fosse o primeiro futebolista de Portugal com impacto a nível mundial.
Luís Figo, por sua vez, ocupa a 78ª posição da lista divulgada pela “FourFourTwo”. Vencedor de uma Bola de Ouro (2000) e de uma Liga dos Campeões (2001/02), entre muitos outros títulos, o extremo brilhou nos dois maiores emblemas de Espanha, FC Barcelona e Real Madrid – esteve mesmo envolvido numa das transferências mais polémicas de sempre, no decorrer do ano de 2000, quando deixou a Catalunha pela capital espanholas – e nos italianos do Inter de Milão. A habilidade e visão de jogo do jogador formado pelo Sporting fizeram de Luís Figo um dos melhores futebolistas da sua geração.
Além dos futebolistas portugueses, a lista tem como 2º classificado o neerlandês Johan Cruyff, que é seguido pelo alemão Franz Beckenbauer (3º), pelo francês Zinedine Zidane (4º), pelo espanhol Andrés Iniesta (5º), pelo inglês Bobby Charlton (6º), pelo alemão Gerd Muller (7º), pelo italiano Paolo Maldini (8º), pelo espanhol Xavi (9º) e pelo francês Michel Platini (10º), que fecha o top 10 de melhor futebolista europeus de sempre.
Outros nomes bem conhecidos do público em geral, como Sergio Ramos (27º), David Beckham (52º), Kylian Mbappé (69º) e Zlatan Ibrahimović (79º), também aparecem nesta lista que celebra os maiores futebolistas de sempre do futebol europeu. Na 100ª posição da lista elaborada pela revista “FourFourTwo” aparece o alemão Toni Kroos, que anunciou recentemente que vai terminar a carreira depois do UEFA Euro 2024.
[Pode ver a lista completa da “FourFourTwo” dos 100 melhores jogadores de futebol europeus de sempre aqui.]